Análise das metodologias e técnicas de pesquisa sobre os ativos intangíveis nos eventos da área contábil no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747105092016037

Palavras-chave:

ativos intangíveis, características metodológicas, produção científica

Resumo

O presente estudo objetiva mapear a produção científica dos eventos ANPCONT, Congresso USP-CC, ENANPAD e o CBC, acerca da temática dos ativos intangíveis, no decorrer de todas as edições realizadas dos eventos pesquisados, no intuito de delinear as características metodológicas dos artigos e analisar como se encontram distribuídos os trabalhos, conforme os anos, os eventos com relação com o desenvolvimento do tema. A pesquisa classifica-se quanto aos objetivos, em descritiva, com delineamento e coleta de dados bibliográfica, quanto à natureza e a técnica de análise de dados classifica-se como quanti-qualitativa. Os achados encontrados evidenciam um total de 16.607 artigos, sendo destes 133 trabalhos que tratam do tema. O Congresso Brasileiro de Custos foi o que apresentou maior volume de artigos, porém foi o ANPCONT que apresentou maior percentual dos trabalhos sobre o tema quando se compara os números de artigos relacionados por congresso. Os anos mais produtivos da temática foram os de 2004, 2005 e 2007 e coincidem com a divulgação de importantes normas para o tema, tanto a nível nacional, como internacional. O decréscimo das publicações desde 2010 pode refletir a relação do tema com convergência das normas brasileiras com as internacionais de contabilidade. Metodologicamente, foram altos os índices de trabalhos que não expuseram claramente suas metodologias, porém dentre as mais evidentes destaca-se a pesquisa descritiva, bibliográfica, documental indireta e qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Magno Costa da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares, FAGV, Brasil.

Janayna Rodrigues de Morais Luz, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Especialista em Contabilidade de Custos pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

José Ribamar Marques de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter Regional de Pós Graduado em Ciências C, UNB/UFPB/UFPE/UF, Brasil.

Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Revisor científico pela Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais.

Lúcia Silva Albuquerque de Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em Programa Multiinstitucional e Inter Regional de Pó pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Especialista em Contabilidade de Custo para Gestão Contábil/ Financeira pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Kallyse Priscila Soares de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Mestra em Ciências Contábeis pelo Programa MultiInstitucional UNB/UFPB/UFRN, UNB-UFPB-UFRN, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6404consol.htm. Acesso em 12 de julho de 2014.

CAMARGOS, Marcos Antônio de; BARBOSA, Francisco Vidal. Estudos de evento: Teoria e operacionalização. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, nº 3, julho/setembro 2003.

COMITÊ DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS. CPC 04: ativos intangíveis,2011. Disponível em: <http://www.cpc.org.br>, acesso no dia 20 de outubro de 2013.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (organizadoras). Métodos de Pesquisa. 1ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira. Pronunciamentos Contábeis na prática. 1ª edição. São Paulo. Editora Atlas, 2011.

LEMES, Sirley; CARVALHO, Luis Nelson Guedes de. Contabilidade internacional para graduação: textos, estudos de casos e questões de múltipla escolha. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria.Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7.ed.6.reimpr.São Paulo: Atlas, 2011.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10.ed. São Paulo. Atlas, 2008.

MORAES, Marcus Vinicius Melo;SZUSTER, Natan.Os efeitos da convergência às normas internacionais de contabilidade no reconhecimento do Goodwill adquirido: Umestudo de caso sobre a aquisição da Texaco pela ULTRAPAR Participações S/A. In: Anais do 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2012.

NIYAMA, Jorge Katsumi; SILVA, César Augusto Tibúrcio. Teoria da Contabilidade. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PONTE, Vera Maria Rodrigues et al. Análise das metodologias e técnicas de pesquisas adotadas nos estudos brasileiros sobre balancedscorecard: um estudo dos artigos publicados no período de 1999 a 2006. In: ANPCONT, 1. Ed. 2007.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa Aplicável às Ciências Sociais inComo elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. Teoria e prática. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2003.

REIS, Linda G. Da teoria à prática o método educar pela pesquisa (MEP). 3ª Ed. Revisada e ampliada. Brasília: Senac-DF, 2010.

SANTOS, Izequias Estevam dos Santos. Manual de métodos e técnicas da pesquisa científica.5.ed. Niteroi, RJ: Impetus, 2005.

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ZANOTELLI, Eduardo José; AMARAL, Hudson Fernandes; e SOUZA Antônio Artur de. Os Ativos Intangíveis e a crise de representação contábil. In: Anais do 13º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2013.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Silva, C. M. C. da, Luz, J. R. de M., Carvalho, J. R. M. de, Melo, L. S. A. de, & Oliveira, K. P. S. de. (2016). Análise das metodologias e técnicas de pesquisa sobre os ativos intangíveis nos eventos da área contábil no Brasil. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 5(9), 037–057. https://doi.org/10.5965/2764747105092016037

Edição

Seção

Artigos