Como o pequeno investidor pode usar as teorias de Graham e Markowitz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747104082015028

Palavras-chave:

finanças, investimentos, pequeno investidor, fronteira eficiente, seleção de carteiras

Resumo

A presença do investidor pessoa física na principal bolsa de valores brasileira tem aumentado nos últimos anos.  A grande maioria é composta de pequenos investidores, os quais nem sempre possuem conhecimentos ou recursos para analisar com profundidade os ativos em que pretendem investir.  O objetivo deste estudo é verificar a eficiência da aplicação no mercado brasileiro de duas estratégias utilizadas por investidores de sucesso. Bem como, a utilização de uma ferramenta simples para avaliar os ativos e auxiliar na composição de um portfólio de forma a minimizar os riscos.  Para tanto, foram utilizadas as teorias Benjamin Grahan para a escolha dos ativos a serem adquiridos, e o modelo da fronteira eficiente de Harry Markowitz para definir a participação de cada ativo na composição das carteiras. Para a realização dos cálculos foi utilizada a planilha eletrônica Excel®, uma ferramenta simples e disponível a todos os investidores. O período estudado foram os anos de 2006 a 2010, ou seja, dois anos anteriores e dois anos posteriores a crise mundial de 2008. No inicio do período foram formadas cinco carteiras conforme os filtros de Grahan e a participação de cada ativo foi estabelecida conforme os critérios demonstrados por Markowitz.  Os ativos que compõem a carteira bem como a sua participação no total investido são avaliados e alterados uma única vez no inicio de cada ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roque Alberto Zin, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Especialista em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Edielson Tarso, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Graduado em MBA em Governança Corporativa e Riscos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Especialista em MBA- Mercado de Capitais pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Especialista em MBA- Tecnologia para negócios: IA, Data Science e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Referências

ARTUSO, Alysson R; CHAVES NETO, Anselmo (2010) O uso de Quartis para a Aplicação dos Filtros de Graham na Bovespa (1998-2009). Revista Contabilidade & Finanças, 52 (21). São Paulo.

ASSAF NETO, Alexandre (2003). Mercado Financeiro. 5 ed. São Paulo: Atlas. BOVESPA . Histórico de pessoas físicas. Disponivel em: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/acoes.aspx?idioma=pt-br/histórico de pessoas físicas. Acesso em 07 de agosto de 2012

ELTON, Edwin j.;GRUBER, Martin J.; BROWN Stephen J.; GOETZMANN, WILLIAM N. (2004) Moderna Teoria de Carteiras e Análise de Investimentos. São Paulo:Atlas.

GRAHAM, Benjamin. (2007) O Investidor Inteligente. 4.ed rev. Rio de Janeiro:Nova Fronteira.

GRAHAM, Benjamin. (1973) The Intelligent Investor. New York: Harper Business, 1973 MARKOWITZ, Harry M. (1991) Portfolio Selection:Efficient diversification of investment. 2.ed. Massachussets: Blackwell Publishers.

NAKAMURA, Wilson T. (2000) Estudo Empírico Sobre a Eficiência da Carteira Teórica do Índice Bovespa. Revista de Administração Mackenzie, 1 (1).

PASSOS, V. C. S. (2006) Estratégias de investimento em Bolsa de Valores: uma pesquisa exploratória da visão fundamentalista de Benjamin Graham. Dissertação. Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo.

PASSOS,Vinicius de C. S. dos e PINHEIRO Juliano L. (2009) Estratégias de Investimento em Bolsa de Valores: Uma Pesquisa Exploratória da Visão Fundamentalista de Benjamin Graham. Revista Gestão & Tecnologia, 1 (9).

SALGUEIRO (2007) SALGUEIRO, G. C. Comparação das filosofias de investimento de Benjamin Graham e Warren Buffett: aplicação no mercado brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso.Universidade de São Paulo, São Paulo.

SCHROEDER, Alice. (2008) A Bola de Neve. Rio de Janeiro: Sextante.

SILVA, Marcos Eugênio da, STERN, Julio M.(1995) Efficient Portfólios at São Paulo Stock Exchange (Bovespa) in 1994, XVII Encontro Brasileiro de Econometria – Anais- p. 995- 1013.

ZANINI, Francisco A.M; FIGUEIREDO, Antonio C.(2005) As Teorias de Carteira de Markowitz e de Sharpe: Uma Aplicação no Mercado Brasileiro de Ações entre Julho/95 e Junho/2000. Revista de Administração Mackenzie 6 (2)

VINCE, Ralph (1999) Cálculo e Análise de Riscos no Mercado Financeiro. São Paulo: Makron Books.

VINCE, Ralph (2004) The New Money Management: a framework for asset allocation. New York; Wiley.

Downloads

Publicado

2016-05-27

Como Citar

Zin, R. A., & Tarso, E. (2016). Como o pequeno investidor pode usar as teorias de Graham e Markowitz. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 4(8), 028–041. https://doi.org/10.5965/2764747104082015028

Edição

Seção

Artigos