O custeio ABC para formação do preço de venda em um laboratório de análises ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419008122019031

Palavras-chave:

Gestão de Custos, Método de Custeio ABC, Laboratório de Análises Físico-Químicas, Estudos Ambientais, Formação de Preço

Resumo

O objetivo geral é apresentar os resultados de um estudo de caso que analisou a utilização do custeio ABC para a formação de preço de venda na prestação de serviços de um laboratório de análises físico-químicas para estudos ambientais. Para tanto, se fez uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, mediante estudo de caso, pesquisa participante e documental com base em demonstrativos de resultado, inventários de imobilizados e estudos das demandas e horas técnicas dos serviços prestados. Os resultados apontaram que: a) a prestação de serviços nesse laboratório apresentou gastos indiretos na razão de 86% dos recursos totais; b) os recursos mais representativos referem-se à mão de obra, que correspondeu a 85% dos gastos totais; c) a atividade que apresentou maiores custos foi planejar as amostragens; e d) o serviço que tem custo mais elevado é o Monitoramento de PTS (Partículas Totais em Suspensão). Os preços de vendas praticados pelo laboratório referente aos serviços da Matriz 1 - análises de emissões atmosféricas em dutos e chaminés, são superiores aos calculados com base no custeio ABC, com exceção para o serviço de análise de determinação de CO (Monóxido de Carbono). Os preços de vendas praticados para os serviços da Matriz 2- monitoramento da qualidade do ar em nível do solo, exceto para a avaliação de ruído, ficaram abaixo dos valores sugeridos no estudo. Conclui-se que esse laboratório tem seus maiores gastos relacionados à mão de obra e que o método de custeio ABC é uma ferramenta adequada para o reconhecimento dos custos nesse segmento e contribui para o estabelecimento do preço de venda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Rozeng de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Especialização em MBA, controladoria e finanças pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Graduação em Ciências Contábeis.

Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Eduardo Tramontin Castanha, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Especialista em MBA executivo em controladoria e finanças pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil

Januario José Monteiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Professor na University of East Anglia, UEA, Reino Unido.

Carolina Citadin Milaneze, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Graduada em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Andréia Cittadin, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Especialista em Gestão Administrativa e Processos Organizacionais na Educação Superior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Especialista em Contabilidade Gerencial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BORINELLI, M. L.; DOS SANTOS, M. C. P. O impacto do custeio baseado em atividades na tomada de decisão: um estudo de caso em uma Instituição Financeira. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2014.

BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços: Com aplicação na calculadora HP 12C e Excel. 3ª Ed. São Paulo: Atlas S.A., 2004.

CAVALCANTI, R. A. P. et al. Aplicação do método de custeamento baseado em atividade em uma clínica de radiologia odontológica: Um Estudo de Caso. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2011.

DIEHL, A. A.; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

DUBOIS, A.; KULPA, L.; SOUZA, L. E. Gestão de custos e formação de preços: Conceitos, modelos e instrumentos: abordagem do capital de giro e da margem de competitividade. São Paulo: Atlas, 2006.

FERREIRA, R. J. Contabilidade de custos: teoria e questões comentadas conforme a lei das S/A e pronunciamento do CPC. Rio de Janeiro: Ferreira, 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEGLIORINI, E. Custos: análise e gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. NAKAGAWA, M. ABC Custeio baseado em atividades. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C.; Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, 2013.

RIBEIRO, E. N.; CAMACHO, R. R. Custeio ABC aplicado a um centro municipal de educação infantil: um estudo de caso. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2006.

SANTOS, J. J. Contabilidade e análise de custos: Modelo contábil, Método de depreciação, ABC – Custeio Baseado em Atividade, Análise atualizada de encargos sociais sobre salário, custos de tributos sobre compra e vendas. São Paulo: Atlas, 2011.

SANTOS, J. L. et al. Manual de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2015.

SERRATINE; K. C.; RAUPP, F. M. Proposta de implantação do custeio baseado em atividades na gestão de serviços odontológicos. Revista Catarinense da Ciência Contábil – CRCSC, Florianópolis, v.12, n.34, p.9-22, dez/mar, 2013.

TORRES, S. B.; SILVA, A. S.; MATSUMOTO, A. S. Análise para implantação do método de custeio baseado em atividade - ABC. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2006.

YIN, R. K. Estudos de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2019-04-03

Como Citar

Souza, R. R. de, Castanha, E. T., Monteiro, J. J., Milaneze, C. C., & Cittadin, A. (2019). O custeio ABC para formação do preço de venda em um laboratório de análises ambientais. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 8(14), 31–46. https://doi.org/10.5965/2316419008122019031

Edição

Seção

Artigos