A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: notas de uma experiência

Autores

  • Aloysio Marthins Araújo Junior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leila Procópia Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Santiago Alves Siqueira E. B. M. Batista Pereira
  • Juliana Cristina Bertoloto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno Franklin Lopes Gaspar Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A dificuldade em encontrar um diálogo entre a Universidade e a Educação Básica é uma das reclamações frequentes, principalmente entre os professores do Ensino Fundamental ou Médio. Por seu turno, o estímulo à pesquisa fica restrito à universidade. Assim, buscou-se a partir de um projeto de extensão, fazer esta interlocução entre professores que trabalham com a formação docente e os professores que atuam em unidades de ensino básico. Este diálogo se deu na produção de material didático-pedagógico a partir de algumas dificuldades encontradas pelos professores de geografia. Normalmente tais professores têm o livro didático como única ferramenta para transmitir os conteúdos aos alunos, o que torna, por vezes, as aulas de geografia pouco estimulantes aos alunos (e aos professores). A ideia e o material produzido foram pautados nas necessidades de alunos e professores e tinham que ser significativos para os agentes envolvidos. Dessa forma, seguindo os pressupostos da geografia crítica, a metodologia do trabalho se constituiu na construção de materiais e atividades pedagógicas para a disciplina de geografia, de forma integrada, num círculo entre universidade-escola e vice-versa. Portanto, o objetivo foi produzir material didático-pedagógico para estudantes do Ensino Fundamental numa escola da rede oficial de ensino de Florianópolis, Santa Catarina. Como resultado da experiência, o projeto se mostrou viável e ficou claro também que a aproximação da Universidade com a Escola Básica é necessária e possível. O objetivo do artigo é expor como se deu o processo de construção de material didático. Palavras-Chave: Escola Básica. Material didático-pedagógico. Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aloysio Marthins Araújo Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Geografia e Professor do Departamento de Metodologia de Ensino/CED e do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFSC. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.

Leila Procópia Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Geografia e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.

Santiago Alves Siqueira, E. B. M. Batista Pereira

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Escola Básica Municipal Batista Pereira. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.

Juliana Cristina Bertoloto, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.

Bruno Franklin Lopes Gaspar, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

ARAÚJO JUNIOR, Aloysio Marthins; NASCIMENTO, Leila Procópia; SIQUEIRA, Santiago Alves; BERTOLOTO, Juliana Cristina; GASPAR, Bruno Franklin Lopes. A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: notas de uma experiência. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 75–93, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2674. Acesso em: 28 mar. 2024.