OS DOCENTES RELACIONADOS ÀS IMIGRAÇÕES E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL <EM> THE TEACHERS CONNECTED TO THE IMMIGRATIONS AND THE PROFESSIONAL INITIAL GRADUATION </EM>

Autores

  • Florence Cesbron Université Picardie Jules Verne (Amiens)

Resumo

Atualmente, a sociedade francesa se questiona sobre a conscientização da diversidade, através de uma reestruturação das suas instituições e das missões que lhes forem atribuídas. Essa reconsideração da real pluralidade nacional não é feita apenas através do prisma da imigração, mas será a partir dessa perspectiva que vamos nos concentrar e refletir. É esse modo particular da escola pública para analisar a questão da imigração, através de seus funcionários, seu público e as suas missões, que permite reconhecer como esta transformação do contrato social francês ocorre. Será esta uma renovação radical, em que a pluralidade é uma fonte de criação, ou será, contrariamente, transformações periféricas que exigem pouco engajamento da sociedade e dos indivíduos em novas direções? O recurso de uma particularidade cultural e social por parte do corpo docente, ligação à imigração por descendência, favorece um ir e vir heurístico entre os posicionamentos individuais, as histórias pessoais e as histórias sociais, particularmente àquelas da escola pública francesa. Portanto, nos perguntando sobre as abordagens do papel dos Docentes Relacionados às Imigrações na França, sentimos a necessidade de analisar os conteúdos da formação profissional inicial, para compreender o papel que assume no processo cultural de inserção profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florence Cesbron, Université Picardie Jules Verne (Amiens)

Doutoranda do Curso de Ciências da Educação da Université Picardie Jules Verne (Amiens), Ecole Doctorale de Philosophie et Sciences Humaines et Sociales.

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

CESBRON, Florence. OS DOCENTES RELACIONADOS ÀS IMIGRAÇÕES E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL <EM> THE TEACHERS CONNECTED TO THE IMMIGRATIONS AND THE PROFESSIONAL INITIAL GRADUATION </EM>. PerCursos, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 27–47, 2011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2293. Acesso em: 28 mar. 2024.