Coordenadorias Municipais de Defesa Civil frente a desastres naturais: estudo sobre o nível de atuação em municípios de Pernambuco

Autores

  • Moisés Lopes Tenório Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
  • Marília Regina Costa castro Lyra Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.
  • Hernande Pereira da Silva Professor do IFPE e da UFRPE.
  • José Antônio Aleixo da Silva Professor da UFRPE.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618382017167

Resumo

O fomento de políticas públicas, como etapa inicial da gestão de riscos e desastres, necessita alicerces advindos da compreensão dos eventos naturais que lhes originam, sendo fundamental para planejar medidas que evitem ou minimizem danos causados às comunidades, à economia e ao meio ambiente. Nesse sentido, as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) assumem papel importante como braço municipal do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC). Tratar dessas Coordenadorias como instrumentos de resiliência das cidades frente aos desastres naturais é imprescindível para dar suporte às ações do Poder Público na temática. A participação do Poder Público, atrelada a uma consciente e efetiva cooperação da comunidade, viabiliza o desenvolvimento local e a sustentabilidade. Assim, analisaram-se 12 (doze) municípios do estado de Pernambuco afetados pelas fortes chuvas do ano de 2010 e que decretaram Estado de Calamidade Pública, concebendo-se um mecanismo de avaliação do Nível de Implementação e efetividade dessas COMDECs. A partir da adaptação de metodologias, obteve-se um Índice que permitiu classificar as COMDECs segundo suas atuações. Pela metodologia aplicada, identificaram-se fragilidades nas ações dessas Coordenadorias, que servem como referencial para correções e ajustes, como se verifica nos anos de 2010 e 2011 em que nenhum dos municípios atingiu 50% no Nível de Atuação, sendo considerado Insatisfatório. Apesar da legislação vigente e dos recentes registros de desastres na área estudada, verificou-se a ausência de efetivação das COMDECs, principalmente nas fases que antecedem aos desastres naturais.

 

Palavras-chave: Controle de inundações – Pernambuco. Inundações. Catástrofes naturais. Politica pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Lopes Tenório, Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Mestre em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Marília Regina Costa castro Lyra, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.

Doutora em Engenharia Civil pela Univ. Federal de Pernambuco - UFPE. Professora do IFPE.

Hernande Pereira da Silva, Professor do IFPE e da UFRPE.

Doutor em Ciências do Solo pela Univ. Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Professor do IFPE e da UFRPE. 

José Antônio Aleixo da Silva, Professor da UFRPE.

Doutor em Biometria e Manejo Florestal pela University of Georgia, Estados Unidos. Professor da UFRPE.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

TENÓRIO, Moisés Lopes; LYRA, Marília Regina Costa castro; SILVA, Hernande Pereira da; SILVA, José Antônio Aleixo da. Coordenadorias Municipais de Defesa Civil frente a desastres naturais: estudo sobre o nível de atuação em municípios de Pernambuco. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 167–195, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017167. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017167. Acesso em: 28 mar. 2024.