Ensino de História e formação de professores: os impactos do PIBID nas escolas de Uberaba/MG

Autores

  • Flávio Henrique Dias Saldanha Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724617352016122

Resumo

Este artigo pretende apresentar os resultados parciais do projeto “Impactos das ações do PIBID nas escolas de Uberaba/MG” (FAPEMIG, Edital 01/2013 – Demanda Universal: APQ-00737-13). Este projeto encontra-se em fase de finalização e é composto por uma equipe multidisciplinar de professores de diferentes departamentos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tendo em vista que o PIBID visa à inserção dos licenciandos em situações reais de ensino nas escolas parceiras do programa, o projeto em tela partiu do princípio de se investigar os impactos das ações do PIBID nas escolas da educação básica da cidade de Uberaba. As razões deste estudo justificam-se pelo fato da equipe de professores acreditar que o PIBID cria condições para que se estabeleça uma relação de parceria entre universidade e escola, com a finalidade de aprimorar as condições do ensino básico e a formação de futuros profissionais docentes para a unidade escolar receptora de projetos do PIBID. A metodologia adotada pela pesquisa pautou-se no levantamento das percepções dos integrantes do programa sobre as ações desenvolvidas nas escolas, a partir dos relatórios enviados para a CAPES e a análise qualitativa e indiciária de dados produzidos pela aplicação de questionários e a realização de entrevistas e grupos focais com alunos, professores e diretores das escolas participantes do PIBID. Como resultados da pesquisa, pode-se destacar que 49% dos professores consideram que o PIBID aproxima a universidade da escola, e 40% dos alunos opinaram que o programa incentiva o gosto pela leitura. No entanto, 76% destes responderam não quererem ser professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Henrique Dias Saldanha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

SALDANHA, Flávio Henrique Dias. Ensino de História e formação de professores: os impactos do PIBID nas escolas de Uberaba/MG. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 122–139, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016122. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016122. Acesso em: 28 mar. 2024.