O Contestado nos currículos escolares: a valorização da história regional <em>DOI: 10.5965/1984724614262013158</em>

Autores

  • GERALDO ANTÕNIO DA ROSA Universidade do Planalto Catarinense

Resumo

Este trabalho se propõe analisar, a partir do movimento social do Contestado, a importância da valorização nos currículos escolares da História Regional. Cabe ressaltar que os currículos da educação básica encontram-se inseridos num contexto de disputa, espaço em que se privilegiam determinadas opções sobre seus componentes enquanto ato político. Este trabalho se propõe analisar o espaço dedicado ao tema do Contestado e às concepções epistemológicas reinantes a respeito do mesmo nos currículos de história do ensino fundamental e médio no Estado de Santa Catarina. Destaca-se a falta de contextualização dos conteúdos do currículo escolar distante da realidade, bem como o isolamento e a fragmentação das disciplinas. As instituições de ensino produzem distorções do mundo produtivo. É importante salientar que estas distorções acontecem na escola sob influência da sociedade; por outro lado, se concretizam na sociedade sob influência da escola. Nesta pesquisa, com o intuito de analisar o espaço ocupado pelo Contestado e pela História Regional, foram entrevistados três Professores, que exercem suas atividades profissionais na rede pública Estadual em Curitibanos. Através das entrevistas observou-se que o movimento social do Contestado e seus desdobramentos na atual situação educacional da região constituem tema de grande amplitude. No momento em que se buscam elementos explicativos para as interrogações sobre o que faz com que hoje sejamos o que realmente somos, torna-se indispensável recorrer às instituições encarregadas da educação formal na sociedade. Ao mesmo tempo em que influem na determinação dos aspectos sociais, políticos e econômicos, estas instituições sofrem determinações, o que vem restringir espaço de valorização da história regional nos currículos escolares do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GERALDO ANTÕNIO DA ROSA, Universidade do Planalto Catarinense

Geraldo Antônio da Rosa Última atualização em: 09/03/2012 Possui Graduação em Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1982), Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007- conceito 7 CAPES). Foi Diretor e Vice-diretor Acadêmico da Universidade do Contestado-Campus de Curitibanos-SC. Exerceu o cargos de Secretário da Câmara de Vereadores, Secretário Municipal de Administração e Secretário Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Nobres- MT. Trabalhou como docente de carreira na Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso tendo sido Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Prefeito Mário Abraão Nassarden", em Nobres-MT. Foi professor e assessor pedagógico do Colegio Maria Imaculada e do Colégio Profissional JK, em Curitibanos-SC. Participou comomembro tendo sido presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitibanos. Atualmente é professor da Fundação Universidade do Contestado, Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Religião da Plataforma Freire; professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense-Uniplac. Tem experiência como docente e na área administrativa em Educação, atuando na pesquisa nos seguintes temas:educação- formação de professores, educação popular, fenômeno religioso e movimentos sociais. Líder do Gupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB, coordena a Linha de Pesquisa 1 do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC: Políticas e Processos Formativos em Educação, e Membro da Câmara de Pós Graduação da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC e, Membro do Conselho Universitário da UNIPLAC.

Downloads

Publicado

2013-08-02

Como Citar

DA ROSA, GERALDO ANTÕNIO. O Contestado nos currículos escolares: a valorização da história regional <em>DOI: 10.5965/1984724614262013158</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 158–186, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724614262013158. Acesso em: 29 mar. 2024.