A INTERAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM POR MEIO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO: uma leitura bakhtiniana<br><em>THE INTERACTION IN A LEARNING VIRTUAL ENVIRONMENT BY A DISCUSSION GROUP: a bakhtin' lecture</em>

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo
  • Fernanda Kimie Tavares Mishima Universidade de São Paulo
  • David Forli Inocente Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração
  • Juliana Vieira Queiroz Instituto de Ensino e Peesquisa em Administração (INEPAD)

Resumo

A educação a distância é uma proposta organizada do processo ensino-aprendizagem, a partir da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual. Por meio do referencial bakhtiniano de análise das interações verbais e da construção dos discursos e saberes, discute-se como se dá a interação em Fóruns de Discussão de um curso de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância. Pontua-se que o Fórum pode ser compreendido como um espaço no qual diferentes alteridades são atualizadas, proporcionando um diálogo assíncrono não apenas com a proposição inicial, mas também com os diversos outros posicionamentos assumidos pelos outros alunos. Nos Fóruns, as palavras de uma pessoa estão sempre e, inevitavelmente, atravessadas pelas palavras do outro, resgatando-se vozes sociais, conhecimentos de mundo e experiências profissionais. Esta interação verbal, dentro da concepção bakhtiniana, denota uma construção conjunta da realidade, atestando que nenhum dos discursos é inédito e produzido apenas por um falante, mas sim que há uma produção coletiva de saberes e práticas. Essa ferramenta, neste sentido, funciona como um campo mediático de interação, de troca e de desenvolvimento de competências relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-Chave: Interação. Tecnologias. Educação a Distância. Aprendizagem.
Abstract
The distance education is a proposal organized of the learning process, by the interaction mediated for technological tools in virtual environment. By the Bakhtin’s contributions of analysis of the verbal interactions and the construction of a speeches and knows, it was discussed the student’s interaction with tools of a course ine-learning modality. Some tools can be understood as a space in which different others they are brought, providing an asynchronous dialogue, not only with the initial proposal of the activity, but also with diverse the other  positions assumed by the pupils. The tools would be spaces of construction of intertext, at time that the words of a person are always and inevitably crossed by the words of other, rescuing social voices, professional knowledge of world and experiences. This verbal interaction, in the Bakhtin’s conception, denotes a collective construction of the reality, based in knows and practices. These tools, in this direction, function as a mediated field of interaction, exchange and development of abilities related to the process of learning and education.

Keywords: Interaction. Technologies. Distance Education. Learning.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo e mestrando em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Riibeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP USP). Atuou como tutor de EaD da Universidade Interativa COC. Pesquisador nas áreas de educação e análise do discurso.

Fernanda Kimie Tavares Mishima, Universidade de São Paulo

Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP USP). Gestora educacional do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD).

David Forli Inocente, Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração

Bacharel em Direito, mestre em Administração de Organizações (FEARP USP), pesquisador nas áreas de EaD e gestão de carreira. Gerente de ensino do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD).

Juliana Vieira Queiroz, Instituto de Ensino e Peesquisa em Administração (INEPAD)

Mestre e doutora em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP USP). Gestora educacional e supervisora de monitoria e tutoria do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD).

Downloads

Publicado

2009-12-17

Como Citar

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; KIMIE TAVARES MISHIMA, Fernanda; FORLI INOCENTE, David; VIEIRA QUEIROZ, Juliana. A INTERAÇÃO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM POR MEIO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO: uma leitura bakhtiniana<br><em>THE INTERACTION IN A LEARNING VIRTUAL ENVIRONMENT BY A DISCUSSION GROUP: a bakhtin’ lecture</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. p. 62–75, 2009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1582. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua