CHAMADA DE TEXTOS PARA DOSSIÊ 2019/3 “ARTES E INSTITUIÇÕES CULTURAIS: REFLEXÕES SOBRE BRANQUITUDE E RACISMO”

A Revista PerCursos -  Faed/Udesc receberá  para análise, até 16/09/2019, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa  relacionadas à temática do dossiê “Artes e instituições culturais: reflexões sobre branquitude e racismo”.

As instituições culturais, especialmente os museus, marcados na sua organização pela razão patrimonial, atuam a serviço do processo colonizador. Instrumentalizam na modernidade critérios e valores culturais que inventam os Outros: selvagens, exóticos, sem história, sem capacidade de produzir memórias, primitivos, entre outros adjetivos etnocêntricos. Deste modo, entendemos que esse dossiê pretende reunir um conjunto de análises e reflexões a respeito das instituições culturais, tanto no que diz respeito à montagem dos seus acervos e programas quanto na construção da relação com seus públicos, a partir de uma perspectiva decolonial.

Considerando a diáspora de saberes, artistas e obras de arte como parte do projeto civilizatório de viés eurocêntrico. Entendemos que se faz necessário desenvolver um olhar crítico sobre as instituições culturais fundamentado nas noções de branquitude e racismo. Os teatros, os cinemas, os museus, os centros culturais, as casas de espetáculo, são lugares nos mundos da arte estruturados e pensados a partir de convenções e códigos brancos, excluindo e desqualificando negros, indígenas e ciganos. Desejamos acolher narrativas que nos ajudem a compreender como ao longo do tempo as instituições culturais e artistas representaram ideias da branquitude e atuaram por meio de práticas racistas.

O dossiê integrará a terceira edição do ano de 2019 e será organizado pelas professoras Carolina Ruoso ( Universidade Federal de Minas Gerais),  Joana D'Arc de Sousa Lima (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e Marcele Regina Nogueira Pereira (Universidade Federal de Rondônia).

As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista: http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions#onlineSubmissions

 

Cordialmente,
Comissão Editorial