PROJETOS DE CULTURA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OUTROS MODOS DE VER A CULTURA ESCOLAR

Maria Emilia Sardelich, Erinaldo Alves do Nascimento, Camylla Ranylly Marques Paiva

Resumo


Este artigo apresenta uma das investigações do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre projetos de Cultura Visual na Educação Básica, em contraste com as concepções de escola e currículo indicadas na Resolução CNE/CEB n. 4/2010. A pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e documental, analisou projetos publicados na Coleção Educação da Cultura Visual, editada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  O estudo conclui que os projetos de Cultura Visual na Educação Básica estendem as fronteiras do componente curricular do ensino de arte, devido ao posicionamento pedagógico que prioriza aquele que vê, a subjetividade que se relaciona com as visualidades, aberta a outras interpretações e modos de ver e pensar. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2175234607142015147

Direitos autorais



Indexadores, diretórios e bases de dados

       


Revista Palíndromo - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2175-2346



A Revista Palíndromo está disponível sob a Licença
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.