O INKHOUK: Apontamentos sobre “a luta pela estrutura sobre o estilo"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234606122014041

Palavras-chave:

modernismo , revolução , vanguarda , contrutivismo , suprematismo

Resumo

O Inkhouk foi entre 1920 e 1924 uma das mais significativas manifestações organizacionais dos grupos de vanguarda soviética; o presente artigo pretende refletir sobre o papel do Inkhouk e como integrado num Estado moderno e numa dinâmica revolucionária essa curta experiência institucional demonstrou que não só era possível aos artistas manterem coletivamente uma reflexão crítica e continuada sobre a linguagem inovadora e de rutura que estavam a desenvolver nas suas obras e nos seus métodos como também demonstrou que era possível aferir como a revolução política e a sua dimensão quotidiana transformara radicalmente o significado social e simbólico do trabalho artístico de vanguarda. O Inkhouk foi o momento em que o ativismo modernista se colocou em pausa reflexiva sem nunca se desligar do turbilhão dos acontecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rodrigues Pousada, University of Coimbra

Pedro Pousada (1970), artista plástico, concluiu o Curso Superior de Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 1993.Frequentou em 1995 um estágio de pintura na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, tendo sido aluno do pintor Vladimir Velicovick. É responsável pela disciplina de Desenho I, leccionando igualmente na Disciplina de Desenho II do MIA e na disciplina de Arte e Cultura moderna da LDM. Vice-Coordenador do curso de Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes (UC) e docente responsável pelo segundo semestre desse mesmo curso.Em 2002 apresentou a sua dissertação de Mestrado, Jorge Pinheiro: Superação e continuidade na imagem moderna, tendo prestado as respectivas provas na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Defendeu em 2010 a sua dissertação de Doutoramento, A Arquitectura na sua ausência, onde explora o tema do objecto de arte para-arquitectónico. è Investigador do CES (Centro de Estudos Sociais-Laboratório associado,-UC). Expõe a sua obra regularmente tendo realizado exposições individuais e colectivas em Lisboa, Porto, Elvas, Viseu Coimbra e Glasgow.Membro da direcção do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.

Referências

ALMEREYDA, Michael (Editor). Night wraps the sky- writings by and about Mayakowsky, New York: Farrar, Straus and Giroux, 2008.

ANDERSON, Perry. As Origens da Pós-modernidade, Lisboa: Edições 70, 1998. BAKER, George. The Artwork caught by the tail, Massachusets: The MIT Press,

BANHAM, Reyner. Teoria e Projeto na primeira era da máquina, São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.

BARBUSSE, Henri. Le Feu, Paris: Bellenus, (1916), 2008.

BEAUJOUR, Elizabeth Klosty. Zamiatin’s We and Modernist Architecture, Russian Review, Vol. 47, No. 1. (Jan. 1988).

BENJAMIN, Walter. Sobre arte, técnica, linguagem e política, Lisboa: Relógio d’água, 1992.

Zentralpark, Fragments sur Baudelaire In Charles Baudelaire, un poète lyri- que à l‟apogée du capitalisme, Paris : Éditions Payot, 2002.

Imagens de Pensamento, Liboa: Assírio Alvim, 2004. BOIS Yve-Alain. Art Forum, Feb 2006.

BOYM, Svetlana. Common places: Mythologies of everyday life in Russia, London: Cambridge University Press, 1994.

BUCHLOH, Benjamin. Cold War constructivism. In GUILBAUT, Serge (Ed.). Re- constructing modernism: Art in New York, Paris and Montreal, 1945-1964, Cambridge: MIT Press, 1990.

From Faktura to Factography, October, Vol. 30. (Autumn, 1984).

CONIO, Gerard. Le Constructivisme Russe, Lausanne: Editions l’Age de L’homme, 1987, p. 221.

CLARK, T.J. Farewell to an idea, Episodes from a history of modernism, New haven & London: Yale University Press, 2001.

El Lissitzsky in Vitebsk. In PERLOFF, Nancy & REED, Brian (Ed.). Situating El Lissitzsky, Vitebsk, Berlin, Moscow, Los Angeles: Getty Research Institute, 2003.

ELIOT, T.S. Tradition and the Individual Talent. In Selected Essays; London: Faber and Faber limited, 1951.

FOSTER, Hal. The return of the real, Massachusets: The MIT Press, 1993.

Design and Crime, London: Verso, 2000.

FREDRICKSON, Laurel. Vision and Material Practice: Vladimir Tatlin and the Design of Everyday Objects, Design Issues, Vol. 15, No. 1. (Spring, 1999).

GIUSI, Rapisarda. (Ed.), La Fábrica del actor excêntrico (FEKS), Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1978.

GOUGH, Maria. The Laboratory of Constructivism: Karl Ioganson’s Cold Structu- res, October, Vol.84 (Spring 1998).

GROSZ, Georges. Georges Grosz: An autobiography, Berkeley: University of Cali- fornia Press, 1998.

HATHERLY, Ana. O Espaço crítico do Simbolismo à Vanguarda, Lisboa: Editorial Caminho,1979.

HAUSER, Arnold. Teorias da Arte, Lisboa: Editorial Presença, 1978.

HOLTER, Howard R. The Legacy of Lunacharsky and Artistic Freedom in the USSR, Slavic Review, Vol. 29, No. 2. (June 1970).

KHAN-MAGOMEDOV, Selim. L’Inkhouk naissance du Constructivisme, Paris: Info- lio, 2013, p.42

KIAER, Christina. Rodchenko in Paris, October, Vol 75. (Winter 1996), Massachu- sets: The Mit Press.

Boris Arvatov’s Socialist Objects, (Massachusets: The Mit Press, October, Vol. 81. (Summer, 1997.

The Russian Constructivist Flapper Dress, Critical Inquiry, Vo 28, Nº1. (Au- tumn 2001), Chicago: University of Chicago Press.

KOPP, Anatol. Quando o Moderno não era um estilo mas sim uma causa, São Pau- lo: Nobel: Editora da Universidade de São Paulo, 1990.

LANCHNER, Carolyn. Fernand Léger: American Connections. In LANCHNER, Ca- rolyn (Ed.). Fernand Léger. New York: Museum of Modern Art (MoMA), 1998, p.15.

LELEU, Natahlie. Mettre le regard sous le contrôle du toucher – Répliques, copies et reconstitutions au XXe siècle: Les tentations de l’historien de l’art, Les Cahiers du Musée national d’art moderne, no.93, Paris, Autumn 2005.

LISSITSZKY, Elezard, Merz-Nasci nº8/9, Hannover, Abril-Julho 1924, p.2, texto em alemão e em francês.

LISSITZKY-KUPERS, Sophie. El Lissotzkij: Pittore, Architteto, Tipografo, Fotografo, Roma: Editori Reuniti, 1992.

LODDER, Christina. Russian Constructivism, Haven and London: Yale University Press, 1987.

El Lissitzky and the Export of Constructivism. In PERLOFF, Nancy & REED, Brian (Ed.), Situating El Lissitzsky, Vitebsk, Berlin, Moscow, Los Angeles: Getty Research Institute, 2003.

LOZOWICK, Louis. A note on Modern Russian Art, Broom Magazine, February 1923. Acessado em http://bluemountain.princeton.edu/bluemtn/cgi-bin/bluemtn?a=- d&d=bmtnaap192302-01.2.17&e=-------en-20--1--txt-IN #

MALEVITCH, K. Le Suprématisme en Peinture, 34 Dessins, (1920). In LICHTENS- TEIN, Jacqueline (Ed.), La Peinture Textes Essentiels, Paris: Larousse, 1995.

MERTINS, Detlef. Modernity unbound, Londres: Architectural Association Lon- don, 2011.

MILNER, JOHN. Vladimir Tatlin and the Russian Avant-garde, New Haven and London: Yale University Press 1984.

MORRIS, Robert. Notes on Sculpture. In BATTCOCK, Gregory. Minimal Art- A critical anthology, Berkeley: University of California Press, (1968), 1995.

OSBORNE, Peter, Philosophizing beyond philosophy- Walter Benjamin reviewed In Radical Philosophy 088 (March/April 1998).

POE, Edgar Allan. O corvo seguido da Filosofia da Composição. Lisboa: Ulmeiro, 1989.

RIPELLINO, A.M. Maiakóvski e o teatro de Vanguarda, S.Paulo: Editora Perpsepc- tiva, 1986.

RODCHENKO, Aleksander. In LAVRENTIEV, Alexander (Ed.), Experiments for the Future - Diaries, Essays, letters, and other writings, Nova Iorque: MoMA, 2005.

ROSENBERG, Harold apud JENCKS, Charles. The post-avant-garde. In PAPA- DAKIS, Andrew. The New Art, London: Academy editions, 1991.

SENKEVITCH, JR., Anatole. “The Sources and Ideals of Constructivism in Soviet Architecture”. In ALLISON, Nicholas H (Ed.). Art Into Life: Russian Constructivism 1914- 1932, New York: Rizzoli International Publications, 1990.

SPITERI, Raymond. Envisioning Surrealism in “Histoire de l’OEil and La femme 100 têtes” In Art Journal, Vol. 63, No. 4. (Winter, 2004).

STEIN, Gertrude. Picasso, (1938), Lisboa: Vega, s.d.

TROTSKY, Lev. Literatura e Revolução, Capítulo 4: O Futurismo (1923). Texto con- sultado na sua versão inglesa em 30.6.08 no site http://www.marxists.org/archive/trot- sky/1924/lit_revo

Downloads

Publicado

2014-12-06

Como Citar

POUSADA, Pedro Rodrigues. O INKHOUK: Apontamentos sobre “a luta pela estrutura sobre o estilo". Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 41–67, 2014. DOI: 10.5965/2175234606122014041. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/5489. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta