Cartas e cartografias urbanas: diálogos sobre a experiência estética num desejo de compreender a cidade contemporânea

Autores

  • Rodrigo Gonçalves dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Ramon Martins da Silva Federal Institute of Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234606122014114

Palavras-chave:

percepção urbana , experiencia estética , fenomenologia , ciadade, poética

Resumo

O ensaio é composto por quatro cartas trocadas entre os autores nas quais são descritas cidades fantásticas, procurando por meio dessas descrições gerar um deslocamento para refletir sobre as cidades contemporâneas e seus processos de expressão territorial e planejamento. Optamos por uma escritura experimental que procura trazer o lugar do sensível na compreensão e percepção da cidade. As cartas acionam um marco teórico fenomenológico e a partir dele reflexões sobre a experiência perceptiva e estética da cidade são realizadas, fazendo voar o desejo de uma cidade que possa ser um laboratório urbano prenhe de possibilidades nas constituições dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Foi professor do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) entre 2003 e 2013. Atualmente é Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Estuda experiências estéticas e perceptivas e as relações destas com as teorias e metodologias projetuais em arquitetura e urbanismo. 

Ramon Martins da Silva, Federal Institute of Santa Catarina

Designer Industrial e Artista/Videomaker. Formado em Design de Produto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Brasil) e estudou Belas Artes na Universitat de Barcelona (Espanha). Possui a cidade, a paisagem urbana e as próprias experiências resultantes do seu envolvimento vital com tais contextos como laboratórios experimentais ao seu desenvolvimento artístico e criativo. Utiliza a fotografia, o audiovisual e as palavras como principais suportes às suas construções poéticas, tanto de pesquisa quanto de prática.

Referências

ÁBALOS, Iñaki. A boa-vida: visita guiada às casas da modernidade. Barcelona: Gustavo Gilli, 2003.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993. BRANDÃO, Ludmila de Lima. A casa subjetiva: matérias, afectos e espaços domés-

ticos. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Bra- sileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. 2002 p.20-28.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas, 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins

Fontes, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PALLASMAA, Juhani. A geometria do sentimento: um olhar sore a fenomenologia da arquitetura. In: NESBITT, Kate (org.) Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2008.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.

RASMUSSEM, Steen Eiler. Arquitetura vivenciada. São Paulo: Martins Fontes, 1998. SANTOS, Rodrigo Gonçalves dos. Perceber o (in)visível: o corpo desenhando uma trajetória existencial no espaço e no objeto. 2011. Tese (Doutorado) Programa de Pós-

-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. SILVA, Ramon Martins da. Um percurso por cidades visíveis e invisíveis: interferên-

cia no espaço público como possibilidade de significar a paisagem visual do ambiente urbano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Produto), Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

SYKES, A. Krista (org.) O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica (1993- 2009). São Paulo: Cosac Naify, 2013.

Downloads

Publicado

2014-12-06

Como Citar

SANTOS, Rodrigo Gonçalves dos; SILVA, Ramon Martins da. Cartas e cartografias urbanas: diálogos sobre a experiência estética num desejo de compreender a cidade contemporânea. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 114–128, 2014. DOI: 10.5965/2175234606122014114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/5443. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)