José Leonilson e a poesia na fissura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611242019011

Palavras-chave:

José Leonilson, arte contemporânea brasileira, palavra e imagem, poesia, tradução

Resumo

A obra de José Leonilson é uma das produções mais emblemáticas da arte contemporânea brasileira e das mais significativas para a reflexão acerca da relação entre as linguagens verbal e visual. Sua produção é um caso notável de inserção de palavras na produção plástica. Trata-se, porém, de uma inserção na qual além de possuírem estatuto poético as palavras adquirem sentido pela sua apresentação formal e pela característica espacial dos desenhos, pinturas e bordados. Entendemos que tal produção seja significativa para que se reflita sobre as metodologias de análise propostas pela área interartes, uma vez que se apresenta capaz de aferir a eficácia de tais metodologias. Nesse sentido, propomos uma análise da metodologia e nomenclatura de análise propostas inicialmente por Leo Hoeck para os estudos interartes frente à análise de alguns trabalhos de Leonilson. A iniciativa se justifica frente ao desafio de pensarem-se as implicações do uso de tais metodologias para a tradução da obra de Leonilson para o idioma inglês, por exemplo. Basearemos a análise inicialmente em breve reflexão sobre algumas bibliografias relativas à relação entre artes e literatura, bem como procederemos à análise de trabalhos de Leonilson frente também a seu interesse pela poesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Beck, Federal University of Rio Grande do Sul

Pesquisadora Independente. Doutora em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLET/UFRGS), com estágio doutoral no King's College London no Spanish, Portuguese and Latin American Studies Department (University of London). Mestra em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Artes Plásticas com Habilitação em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre as Artes Visuais e a Literatura, considerando especificamente a presença de elementos verbais em produções de Artes Visuais, bem como a presença da imagem na Poesia e na Literatura. Nesse sentido, desenvolveu a dissertação de mestrado Palavras Fora de Lugar, considerando o estatuto poético da palavra na poesia e a inter-relação entre este e a presença do elemento verbal na obra do artista brasileiro José Leonilson. Em sua tese de doutorado (Entre Eu e o Outro), fez uso da metodologia comparatista para investigar o processo de criação de José Leonilson e da artista franco-americana Louise Bourgeois, detendo-se tanto na relação entre aspectos visuais e verbais na obra de ambos os artistas, como na articulação destas com aspectos da subjetividade. Sua produção teórica pode ser acessada nas páginas: www.kcl.academia.edu/AnaBeck e www.issuu.com/palavraimagem . Sua produção autoral está disponível em: www.paraisonaotemnome.blogspot.com. Durante 13 anos, atuou no Curso de Artes Visuais da Universidade Luterana do Brasil nos níveis de graduação, pós-graduação, extensão e administração.

Referências

ARBEX, Márcia (org). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

__________________. A poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BECK, Ana Lúcia. Voilà món Cœur: it’s been to hell and back! José Leonilson’s and Louise Bourgeois’ poetic images on longing and belonging. In: SCHIEL, Nina; LE JUEZ, Briguitte (orgs.). (Re)Writing Without Borders – Contemporary Intermedial Pers-pectives on Literature and the Visual Arts. Champaign: Common Ground Publishing, 2018. p. 155-176.

________________. Silent landscapes – A comparative approach to José Leonilson and Louise Bourgeois. Canadian Review of Comparative Literature. v 44.2, Junho 2017. Edmonton: University of Alberta/ Irene Sywenky/Jessica Tsui-yan (ed). p. 317 a 335.

________________. No princípio era o verbo - o contexto interartes em Albrecht Dürer. In: BITTENCOURT, Rita Lenira de Freitas; FERREIRA, Gabriela Semensato; GAT-TELI, Vanessa Hack e OLIVEIRA, Marta Ramos (Orgs.). Anais do VI Coloquio Inter-nacional Sul de Literatura Comparada: Espaço-Espaços. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Letras/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. p. 21 a 34.

________________. Leonilson: desdobramentos. Revista Portoarte, v. 13, n.23, nov/2005. Porto Alegre: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

_______________. Palavras fora de lugar – Leonilson e a inserção de palavras nasartes visuais. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/UFRGS, 2004.

BRANDÃO, Ruth Silviano. Escritores-Pintores: o processo de transposição. Myriades Revue d’Études Francophones. Volume 1, 2015 (La Comparaison). Braga: Universida-de do Minho.

CASSUNDE, Carlos Eduardo Bitu; RESENDE, Ricardo (Projeto curatorial e textos). Le-onilson - sobre o peso dos meus amores. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012.

CAVAFY, Constantine. Poems. Poem Hunter. Com – The World’s Poetry Archive, 2004.

__________________. 90 e mais Quatro Poemas. Prefácio, comentários e notas de Jorge de Sena. Coimbra: Edição Centelha, 1986.

CLÜVER, Claus. Inter textus/ Inter artes/ Inter media. In: Aletria. Vol. 14, no. 1, jul/dez 2006. p. 11 – 41.

_____________. Da Transposição Intersemiótica. In: ARBEX, Márcia (org). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006. pg. 107 – 166.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Pensar debruçado. Lisboa: KKYM, 2015. Edição Kindle.

FER, Briony. Introdução. In: FRANSCINA, Francis [et alii]. Modernidade e Modernismo. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. p. 2-49.

FOUCAULT, Michel. Manet and the object of painting. London: Tate Publishing, 2011.

________________. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

________________. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GARCIA, Wilton. Corpo e Poética em Jogos Perigosos de José Leonilson. In: GARCIA, Wilton e LYRA, Bernadette (orgs). Corpo e Imagem. São Paulo: Arte e Ciência, 2002. p 75-86.

HOEK, Leo. A transposição intersemiótica – por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia (org). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006. pg. 167 – 189.

LAGNADO, Lisette. Leonilson: são tantas as verdades. São Paulo: DBA Melhoramen-tos/Fiesp, 1998.

PEDROSA, Adriano (curadoria, edição e textos). Leonilson - Truth, Fiction. São Paulo: Pinacoteca do Estado/Cobogo Editora, 2014.

PHILLIPSON, J. C. P. Cavafy Historical Poems. Bloomington: AuthorHouse/Edição Kindle, 2013.

SELIGMANN, Márcio.Fotografia é a destruição da história: Flusser e a vitória da me-mória sobre a história na era das imagens técnicas. Pandaemonium, São Paulo, v. 21, n. 33, jan. abr. 2018, p. 1-15.

Downloads

Publicado

2019-06-06

Como Citar

BECK, Ana Lucia. José Leonilson e a poesia na fissura. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 11–27, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15029. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática