CHAMADA DE TRABALHOS PALÍNDROMO 22

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/PPGAV/UDESC convida a comunidade acadêmica nacional e internacional da sua área para submeter trabalhos a serem publicados no corrente ano na Revista Palíndromo, qualis B1, edição # 22, em seu décimo quarto ano de existência ininterrupta.

Além do recebimento de artigos na modalidade de fluxo contínuo, cujos trabalhos aprovados serão publicados na Seção Aberta, a Palíndromo recebe Resenhas, Entrevistas e trabalhos diversos, como ensaios artísticos, a serem publicados na Seção Proposições, Relatos e Registros. Contempla ainda, em cada número, uma Seção Temática.

A edição # 22, traz para discussão, como tema, novamente a questão da relação dos públicos com a arte contemporânea, desta feita, destacando como foco específico a questão das interações. Se por um lado é impossível estabelecer características da arte contemporânea, por outro, verifica-se que um princípio que vem se fazendo presente, tanto na intencionalidade quanto na consecução de trabalhos artísticos contemporâneos, é a interatividade.

As relações entre destinadores e destinatários, antes vertical, são des-sacralizadas pelo querer dos primeiros, e se horizontalizam. Os processos manipulatórios se atenuam no contemporâneo a partir de uma participação ativa do interlocutor da arte, interagindo por meio de experimentações múltiplas. Interação, conceito caro à semiótica pós-greimasiana, propõe teorias que se ajustam às demandas das investigações sobre o que se faz atualmente em nome da arte, no universo de suas incaracterizáveis manifestações.

A Palíndromo # 22, na esteira do campo de estudo e do posicionamento pedagógico de sua organizadora, recebe artigos e demais trabalhos que se ocupem de questões relacionadas à interação dos públicos com a arte contemporânea, pois consistindo em regimes de interação e de produção de sentidos, é considerado como elemento indispensável para a formação do professor de arte, no seu sentido abrangente: quem ensina algo para alguém deve, antes, saber para si.

A Revista Palíndromo 22 recebe artigos relacionados ao tema até o dia  de 30 julho de 2018.

Confira as Diretrizes para autores no item Submissão: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/about/submissions#onlineSubmissions

Conheça também nossa rede social: https://www.facebook.com/revistapalindromo