Notícias

CHAMADA DE TRABALHOS PALÍNDROMO 22

 

PRORROGADA ATÉ DIA 30 de julho de 2018

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/PPGAV/UDESC convida a comunidade acadêmica nacional e internacional da sua área para submeter trabalhos a serem publicados no corrente ano na Revista Palíndromo, qualis B1, edição # 22, em seu décimo quarto ano de existência ininterrupta.

 
Publicado: 2018-06-01 Mais...
 

FLUXO CONTÍNUO DE SUBMISSÕES

 
Pesquisadores podem enviar seus trabalhos durante o ano todo, aceitamos submissões continuamente que tratem de temas no campo das Artes Visuais, resultantes de pesquisas referentes a: Processos Artísticos Contemporâneos, Ensino de Arte e Teoria e História da Arte.  
Publicado: 2018-05-18 Mais...
 

CHAMADA PALÍNDROMO 21: NARRATIVAS DO EU E DO OUTRO NAS ARTES VISUAIS

 

NARRATIVAS DO EU E DO OUTRO NAS ARTES VISUAIS

PRORROGADA ATÉ DIA 06/04/2018

A problemática do indivíduo acompanha e persiste na História da Arte, seja através da singularidade biográfica, do problema do retrato, das questões da auto e hetero- representação do corpo, seja através da valorização dos feitos individuais extraordinários, dos rastros notórios ou anônimos, dos registros de caráter mais ficcional ou com ênfase no realismo documental. Sobretudo ao longo do século XX historiadores, artistas e uma diversidade de teóricos e críticos têm se ocupado e interrogado tais formulações narrativas e visuais. Um exemplo pode ser apontado em Walter Benjamin, o qual considerou o declínio da narrativa oral, permitindo-nos perguntar se a mesma não teria sido deslocada para o domínio das imagens. Outro exemplo pode ser reconhecido em Michel Foucault, para quem os sujeitos são constituídos num regime de verdades discursivas, levando-nos a considerar que tanto a arte constitui o artista, como é constituída num campo de relações e saberes.

 
Publicado: 2018-03-06 Mais...
 

CHAMADA DE TRABALHOS PALÍNDROMO 20 PRORROGADA

 

CHAMADA DE TRABALHOS PALÍNDROMO 20 PRORROGADA ATÉ DIA 28/02/2018 - QUARTA-FEIRA 

  PlataFORMAS da arte

O crítico Hans Ulrich Obrist em conversa aberta ao público com o artista argentino Guillermo Kuitca, perguntou se não era possível reinventar novas plataformas que fugissem da normativa galeria-museu.  O encontro aconteceu dia 5 de novembro de 2017, como parte da programação da La Noche de los Museos, promovido pelo Art Basel City Buenos Aires. O painel intitulado: Lo que siempre quiseste saber acerca del coleccionismo pero nunca animaste a preguntar  adiantava que a conversa giraria em torno do colecionismo, artistas e seus colegas, patronos, instituições e seus desvios. É possível buscar a legitimação/inserção como artista dentro do sistema das artes sem passar pelo colecionismo? Se sim, quais são as plataformas? 

 
Publicado: 2018-01-31 Mais...
 

FLUXO CONTÍNUO DE SUBMISSÕES

 

Pesquisadores podem enviar seus trabalhos durante o ano todo, aceitamos submissões continuamente que tratem de temas no campo das Artes Visuais, resultantes de pesquisas referentes a: Processos Artísticos Contemporâneos, Ensino de Arte e Teoria e História da Arte.

 
Publicado: 2017-11-08 Mais...
 

CHAMADA DE TRABALHOS PALÍNDROMO 19 PRORROGADA

 

CHAMADA PALÍNDROMO NO. 19 - PRORROGADA ATÉ DIA 06/11/2017 - SEGUNDA-FEIRA

UMA ETERNA POLÊMICA CONTEMPORÂNEA

O problema da censura, objeto de estudo de diversos campos, com destaque para o Direito e a Filosofia, pois ambos se ocupam da Ética, desde tempos imemoriais envolve a Arte. Nas Artes Visuais, a censura voltou-se contra obras hoje plenamente aceitas, como “O Juízo Final”, de Michelangelo (1565), então considerada imoral, digna de um bordel; “”Olympia”, de Manet (1865) que incomodou pelas características realistas do nudismo que apresentava, considerado vulgar; “A Origem do Mundo”, do também realista Courbet (1866), que mostra uma vulva em primeiro plano e escandalizou o mundo. Na Literatura, a censura muito tem andado à espreita, bastando mencionar dois fatos históricos, a publicação do Index Librorum Prohibitorum lista de livros proibidos pela Igreja Católica, vigente de 1559 a 1966; e a grande queima de livros da lista negra de Hitler (1933), que pretendia fazer uma “limpeza” na Literatura.

 
Publicado: 2017-10-05 Mais...
 

CHAMADA PALÍNDROMO 18 PRORROGADA

 

CHAMADA REVISTA PALÍNDROMO

PRORROGADA ATÉ DOMINGO DIA 17/09

Tendo como tema a relação entre Arte, Arquivo e Política, a Revista Palíndromo número 18 acolhe textos provenientes de pesquisas e reflexões sobre a relação da arte com projetos comunitários e experiências de fronteira, da arte com informação e poder, afeto e memória.

 
Publicado: 2017-08-28 Mais...
 

CHAMADA- PALÍNDROMO- ISSN: 2175-2346

 

 Política Editorial

 A Revista Palíndromo é uma publicação Quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, cadastrada no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (SEER/IBICT).

Recebe artigos inéditos para publicação, de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de temas no campo das Artes Visuais, resultantes de pesquisas referentes a: Processos Artísticos Contemporâneos, Ensino de Arte, e Teoria e História da Arte. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros e estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.

Submissão:

A publicação é quadrimestral, a submissão de artigos fica aberta durante todo o ano, sendo que seu fluxo é contínuo.

Atualmente conta com qualis B1 em Artes/Música

 Facebook: https://www.facebook.com/revistapalindromo

 
Publicado: 2017-03-10 Mais...
 
1 a 8 de 8 itens