Editorial

Autores

  • Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros Udesc

Resumo

A Música da Diáspora Africana na América Latina foi a temática do Dossiê coordenado pelas professoras Doutoras Denise Barata e Vânia Müller, como editoras convidadas. Denise, doutora em Semiótica da Música (PUC, SP, 2003), é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 1996. Atua nos cursos de Licenciatura da Faculdade de Formação de Professores e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Vânia fez o Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (USFC, SC, 2010) e é professora adjunta do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 2002.

Os trabalhos que compõem o Dossiê serão comentados pelas editoras convidadas na Apresentação deste volume. Na seção Artigos estão publicados o trabalho de Sharon Melinda Lierse, que discute a formação de professores de música na Austrália, o artigo de Humberto Amorim e Daniel Wolf, que resgata traços biográficos da musicista gaúcha Paquita Baylina, que teve significativa participação na cena cultural de Porto Alegre entre os anos de 1910 e 1923, o texto de Luciano da Costa Nazario e José Augusto Mannis, que apresenta e discute os procedimentos e os pressupostos epistemológicos da Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como metodologia de pesquisa para a área de música e, por fim, o artigo de Nayane da Costa Soares e Cristina Gerling, que investiga decisões interpretativas relacionadas ao timing, dinâmica e articulação de quatro execuções do primeiro movimento da Sonata para piano n.1 de Francisco Mignone por meio da comparação de gravações.
Agradecemos, em primeiro lugar, o trabalho das editoras convidadas, professoras Denise Barata e Vânia Müller. Em seguida, aos autores e avaliadores, pelas submissões, avaliações e significativas contribuições para a Revista Orfeu.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

Guilherme Sauerbronn e Teresa Mateiro
Editores Revista Orfeu

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

SAUERBRONN DE BARROS, Guilherme Antonio. Editorial. Orfeu, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 3–3, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/14516. Acesso em: 28 mar. 2024.