Uma reflexão Sobre Etnomusicologia e Educação Musical: Diálogos Possíveis

André Luiz Mendes Pereira

Resumo


Proponho uma reflexão crítica que considere os conhecimentos relacionados à cultura popular, e, em especial, aqueles ligados ao universo da música afro-brasileira, seus modos de funcionamento, seus sentidos, a maneira como seus saberes musicais são transmitidos e em possíveis aplicações deste saber em sala de aula. Para a realização deste artigo, darei enfoque às transmissões musicais presentes na manifestação do congado, sobre a qual realizei minha dissertação, e na maneira como diferentes aspectos podem auxiliar o professor na sua prática de educador. Dessa forma, refletindo e analisando as práticas de ensino/aprendizado em música e a formação de professores, assim como em metodologias e didáticas, busco compreender as experiências musicais de contextos culturais específicos na elaboração de possíveis práticas pedagógicas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2358092509092011051



Indexadores, diretórios e bases de dados


         

Revista Nupeart - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2358-0925 


 
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.