Processo Colaborativo com Adolescentes: recortes de uma experiência de ensino do teatro em escola pública

Wellington Menegaz de Paula

Resumo


Nesse artigo analiso o processo de criação de Sol Ardente e Depois Daquela Viagem. Trata-se de uma prática de ensino do teatro, baseada em processo colaborativo, desenvolvida em 2007, com vinte e sete adolescentes, dentro do Projeto de Teatro, atividade extracurricular, da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Resende, localizada no bairro Jardim Canaã, de Uberlândia (MG). Durante o ano de 2007, procurei, enquanto professor do Projeto de Teatro, dialogar com os alunos, para saber o que queriam falar, quais os temas que julgavam importantes de serem debatidos e improvisados em aula. Era uma prática teatral feita por adolescentes e que dialogava com a realidade do bairro Canaã. Cabe destacar que esse estudo faz parte da minha dissertação de mestrado intitulada O Teatro e os Adolescentes do Canaã: Aspectos Artísticos e Comunitários, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2358092510102012071



Indexadores, diretórios e bases de dados


         

Revista Nupeart - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2358-0925 


 
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.