A Salsa como Ferramenta Pedagógica para o Estudo do Ritmo no Contexto da Percepção Musical

Lourdes Saraiva

Resumo


O objeto desse trabalho é o aprendizado do ritmo utilizando a Salsa como ferramenta pedagógica, no contexto da Percepção Musical. O enfoque em repertórios com diversidades culturais para o ensino do ritmo abre oportunidades de reflexões em vários parâmetros musicais. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é apresentar um material didático voltado ao aprendizado do ritmo, com abordagem numa seleção de ritmos afro-caribenhos denominados de Salsa. Esta é caracterizada basicamente pela presença da síncope e da polirritmia - conteúdos de maior complexidade rítmica presentes nos programas da disciplina de Percepção Musical das escolas de música e universidades. A fundamentaçãoteórica para a elaboração desse material baseia-se principalmente nos cinco parâmetros de experiênciação musical de Swanwick: composição, apreciação, execução, literatura e técnica - essenciais para o processo ensino-aprendizagem. A partir dos dados obtidos conclui-se que o estudo do ritmo pode ser realizado de forma mais orgânica,estimulante e contextualizada musicalmente a partir de repertórios com diversidades culturais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2358092508082010094

Indexadores, diretórios e bases de dados


      

Revista Nupeart - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2358-0925 


 
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.