Cultura Visual: Rumo à Compreensão de Outros Universos no Ensino de Artes

Thais Paulina Gralik

Resumo


Este artigo faz uma reflexão sobre fatores e pensamentos que vêm provocando mudanças e novas tendências no ensino das Artes Visuais. A Arte como expressão, percebida e valorizada apenas como meio para o desenvolvimento pessoal e da criatividade, largamente difundida na modernidade, cede lugar a um fazer artístico consciente e elaborado, associado à compreensão crítica de imagens da Cultura Visual devidamente contextualizadas. Os modelos das culturas únicas da arte erudita estão sendo questionados como objeto de estudos. Por necessidade de associar o ensino de Artes aos problemas da atualidade, estes fundamentos vêm sendo substituídos em função de uma educação intercultural, crítica e democrática. Muda-se a ênfase na cultura de sentido único e singular para a multidirecional, que leva aos estudos críticos sobrea Cultura Visual.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2358092508082010028



Indexadores, diretórios e bases de dados


      

Revista Nupeart - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2358-0925 


 
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.