Os professores e a escola: lidando com a diversidade étnica

Autores

  • Maria Aparecida Clemêncio

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092502022003091

Resumo

Este texto é um convite à reflexão, com o propósito de instigar a curiosidade dos professores, incluindo os de arte, a pensar e trazer para o cotidiano da sala de aula, o respeito e atenção com grupos étnicos não hegemônicos, neste caso específico, dos afrodescendentes. Promover o debate sobre a importância de se incluir nos cursos de formação de professores, o estudo sobre a diversidade étnica é uma de nossas preocupações. Focalizaremos as questões da diversidade, a partir da etnia afrodescendente, para compreendermos e valorizarmos as questões da diferença étnica/racial na educação. Nesta perspectiva, apontamos limitações e possibilidades nas práticas pedagógicas na relação com as identidades diferenciadas, no sentido de fomentar e estimular os professores a refletirem sobre as diferenças étnicas na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel G. Assumir nossa diversidade cultural.Revista de Educação AE,v. 25,n.98, jan.mar.1996

ARROYO, Miguel G.Prática pedagógica e Currículo.VIII Endipe, Florianópolis, 1996b.

APPIAH, kwame Anthony. A África na Filosofia da Cultura. Rio de Janeiro: Contraponto,1997.

CANDAU, Vera Maria. Pluralismo Cultural, Cotidiano Escolar e Formação de Professores. Anais Conferência, Simpósios, Mesas Redondas. Volume II,NUP/CED/UFSC. Florianópolis, 1996.

_________________. Somos todos iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro : DP&A, 2003.

COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e política cultural. COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Cidadania Cultural. Novamérica, Pluralismo Cultural, n.82, junho, 1999.

FISCHMANN, Roseli. Consciência Mundial, Educação e Pluralidade Cultural: fundamentos da cultura da paz. Pátio: Revista Pedagógica. V.2 , n.6, p.49, .

GIROUX, Henry A. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis,Rio Janeiro: Vozes, 1995.

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio Janeiro: Guanabara Koogan

GOMES, Nilma Lino. Escola Identidade Étnica e Alteridade. Revista de Educação - AEC v. 25, n. 98.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. O Jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

KABENGELE, Munanga. Mestiçagem e identidade afro- brasileira. Cadernos PENESB, Niterói: Intertexto, 1999.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

MEYER, Dagmar Estermann. Etnia, Raça e nação: Currículo e a Construção de Fronteiras e posições Sociais. O Currículo nos limites do contemporâneo, Marisa Vorraber Costa, (org), Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

MUNANGA, Kabengele (org.). Estratégias e Políticas de Combate à Discriminação Racial.São Paulo.Edusp: 1996.p.177

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Pioneira, 1976.

ROMÃO, Jeruse. Por uma educação que promova a Auto- Estima da Criança Negra. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2001.

SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SILVA Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na Sala de Aula.Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes,1995.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalvez e. Diversidade Étnico-Cultural e Currículos Escolares Dilemas e Possibilidades. Cadernos CEDES, São Paulo,1993.

_________________. Vamos Acertar os Passos? Referências Afro-Brasileiras para os Sistemas de Ensino. As Idéias Racistas, os Negros e a Educação. Série Pensamento Negro em Educação, v. 1, Florianópolis 1997. TAJFEL, Henri. “Categorização social, identidade social e comparação social”. H. Tajfel. Grupos Humanos e categorias.Tradução de Lígia Amâncio. Lisboa: Livros Horizonte, Vol. I,1982.

SACRISTÁN, Gimeno J. Currículo e Diversidade Cultural. Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas culturais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

SANTOMÉ, Turjo Torres . As Culturas Negadas e Silenciadas no Currículo. Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2012-05-13

Como Citar

CLEMÊNCIO, Maria Aparecida. Os professores e a escola: lidando com a diversidade étnica. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 91–108, 2012. DOI: 10.5965/2358092502022003091. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2644. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos