A criação musical como recurso didático em sala de aula

Regina Finck

Resumo


O presente trabalho relata alguns dos procedimentos musicais utilizados por cinco meninas de nove a treze anos, em trabalhos de criação musical em grupo, buscando entender e analisar os processos que implicaram na construção do conhecimento musical. Para a realização deste estudo foram analisadas e observadas as atividades de criação musical produzidas por uma turma de Iniciação Musical do Ceart/Udesc. Verificou-se que o grupo realizou, a partir de um desafio lançado pela professora, a estruturação e organização sonora sendo usados para isto elementos musicais e extra-musicais. A organização do objeto sonoro levou a uma ampliação dos fatores musicais, entre eles a capacidade de identificar, relacionar e modificar este objeto. Nesta perspectiva, a abordagem criativa atribuiu uma nova maneira de construir este conhecimento musical.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2358092502022003053



Indexadores, diretórios e bases de dados


      

Revista Nupeart - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2358-0925 


 
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.