Circo que Foge com o Sonho: planos de fuga e estratégias pedagógicas para sonhar

Autores

  • Bianca Scliar Cabral Mancini UDESC, Centro de Artes SENSE LAB- Concordia University
  • Bruna Rafaela Ferracioli UDESC- Licenciatura em Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521222019030

Palavras-chave:

ensino de teatro, escultura social, arte participativa, pedagogias na rua

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de um projeto de ensino de teatro executado a partir de noções expandidas de comunidade e resultante de estudos sobre a pedagogia radical. Convidamos à reflexão sobre oportunidades disponíveis para rasgar limites metodológicos no contexto da pedagogia da cena, sejam eles referentes a subcategorias da performance teatral ou do que pressupomos ser uma comunidade, ou mesmo àquilo o que definimos como processos de aprendizagem e seus objetivos determinados antecipadamente. No contexto de um estágio em comunidade esta análise se instaura a partir da noção de planos de fuga, dos filósofos Guattari e Deleuze, e alcança questionamentos sobre o lugar de ensino, reflete sobre uma pedagogia do sonho e indaga sobre as implicações de constituir comunidades efêmeras a partir do acontecimento de uma aula de teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Scliar Cabral Mancini, UDESC, Centro de Artes SENSE LAB- Concordia University

Professora Adjunta do Curso de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.Área- estudos do corpo e dança.Artista interdisciplinar, doutora em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal/Canadá) atua entre a pesquisa e a criação, investigando processos pedagógicos e de composição. Seu trabalho abraça a dança e as artes visuais, a partir da intersecção de interesses na história da arquitetura e da teoria da performance, objetos coreográficos e a arte relacional. Mestre em Arte Pública e Estratégias Contemporâneas pela Bauhaus Universität-Weimar, é Graduada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Suas principais áreas de interesse são artes performáticas em espaços não convencionais, processos colaborativos, práticas interdisciplinares e objetos coreográficos. Pesquisadora associada ao SenseLab (Instituto Hexagram/ Concordia University), onde atua como membro do conselho editorial do periódico Inflexions- a Journal of Research Creation. Coordenou o Projeto Imediações, para a pesquisa em improvisação interdisciplinar e o Moinho de Danças, laboratório para danças inclusivas. Atualmente integra o projeto de investigação Acontecimento teatral.

Bruna Rafaela Ferracioli, UDESC- Licenciatura em Artes Cênicas

Bruna Ferracioli é professora de teatro, diretora e ensaista. Atualmente conclui a graduação em licenciatura em teatro na UDESC.

Referências

ALVAREZ, Alfredo. Noite: a vida noturna, a linguagem da noite, o sono e os sonhos. Tradução de Luiz Bernardo Pericás, Bernardo Pericás Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BERGSON, Henri. O sonho. Revista de Filosofia Trans/form/ação, v. 27, n. 1, p. 93 - 109, 2004.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. (online), n.19. p. 20-28, 2002.

BONDIA, Jorge Larrosa. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5. ed.; 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Editora Huctec, 2003.

HARNEY, Stefano. “Hapticality in the Undercommons or From Operations Management to Black Ops” in Cumma Papers #9 https://cummastudies.files.wordpress.com/2013/08/cumma- papers-9.pdf

HARNEY, Stefano; MOTTEN, Fred. The Undercommons. Fugitive Planning and Black Study. Nova Iorque: Minor Compositions, 2013.

MASSUMI, Brian. Parables for the virtual. Movement, affect,

sensation. Durnham e Londres: Duke Universitu Press, 2002.

MANCINI, Bianca Scliar C. Anotações sobre Pedagogias Radicais.

Revista Nupeart. Florianópolis, v. 16, p. 10 - 21, 2016.

MANNING, Erin. INFLeXions No. 1- How is Research-Creation? (May 2008). Creative Propositions for Thought in Motion. Disponível em http://inflexions.org/n1_manninghtml.html

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

MANCINI, Bianca Scliar Cabral; FERRACIOLI, Bruna Rafaela. Circo que Foge com o Sonho: planos de fuga e estratégias pedagógicas para sonhar. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 30–51, 2019. DOI: 10.5965/2358092521222019030. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2358092521222019030. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos