Circo que Foge com o Sonho: planos de fuga e estratégias pedagógicas para sonhar

Bianca Scliar Cabral Mancini, Bruna Rafaela Ferracioli

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de um projeto de ensino de teatro executado a partir de noções expandidas de comunidade e resultante de estudos sobre a pedagogia radical. Convidamos à reflexão sobre oportunidades disponíveis para rasgar limites metodológicos no contexto da pedagogia da cena, sejam eles referentes a subcategorias da performance teatral ou do que pressupomos ser uma comunidade, ou mesmo àquilo o que definimos como processos de aprendizagem e seus objetivos determinados antecipadamente. No contexto de um estágio em comunidade esta análise se instaura a partir da noção de planos de fuga, dos filósofos Guattari e Deleuze, e alcança questionamentos sobre o lugar de ensino, reflete sobre uma pedagogia do sonho e indaga sobre as implicações de constituir comunidades efêmeras a partir do acontecimento de uma aula de teatro.


Palavras-chave


ensino de teatro; escultura social; arte participativa; pedagogias na rua

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2358092521222019030

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores, diretórios e bases de dados


         

Revista Nupeart - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART

Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001

ISSN 2358-0925 


 
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.