O fascinante e pedagógico Circo na Escola: o ensino das artes do circo na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Amapá

Autores

  • Emerson de Paula Silva Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Joseph Batista Oliveira dos Santos Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019163

Palavras-chave:

circo, escola, ensino-aprendizagem

Resumo

A Arte se transformou em objeto de estudo e reflexão em um país como o nosso, marcado pela diversidade cultural. Sendo assim, apresentamos o relato de experiência de uma ação do Programa de Cultura da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), o PROCULT, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC). O PROCULT, inicialmente, possui três linhas de atuação. Cada linha é composta por Projetos de Extensão ou de Pesquisa-extensionista que têm como área temática a Cultura. Propomos tratar do recorte de um dos seus projetos, o “UNIFAP com a Escola – Ciclo de Oficinas Artísticas”. Este texto, portanto, relata um processo de ensino-aprendizagem a partir da linguagem do Circo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson de Paula Silva, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutorando em Estudos literários na UNESP. Mestre em  Artes da Cena pela UNICAMP. Licenciado em  Artes Cênicas na UFOP. Professor Assistente do Curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá UNIFAP

Joseph Batista Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Formado em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP e Licenciando em Teatro pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Pós graduado em Esp. Docência na Educação Básica pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas de Macapá - FATECH. Foi bolsista de extensão do PROCULT UNIFAP da pasta Circo no período de novembro de 2017 a janeiro de 2019.

Referências

BARRAGÁN, T. O circo e sua contribuição para a educação escolar. In: BORTOLETO, M.; BARRAGÁN, T.; SILVA, E. (org.).

Circo: horizontes educativos. Campinas-SP: Autores Associados, 2016. p. 133-151.

BORTOLETO, M. (org.). Introdução à pedagogia das atividades

circenses. São Paulo: Fontoura, 2010.

BORTOLETO, M.; BARRAGÁN, T.; SILVA, E. (org.). Circo: horizontes educativos. Campinas-SP: Autores Associados, 2016.

PRODOCIMO, E.; PINHEIRO, P. H. G.; BORTOLETO, M. A. C.

Jogos circenses como recurso pedagógico. In: Marco Antônio Coelho Bortoleto. (org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses.1ª ed., vol. 2. Várzea Paulista: Fontoura, 2010. p. 161- 177.

SILVA, E. Aprendizes permanentes: circenses e a construção da produção do conhecimento no processo histórico. In: BORTOLETO, M.; BARRAGÁN, T.; SILVA, E. (org.). Circo: horizontes educativos. Campinas-SP: Autores Associados, 2016. p. 7-26.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

SILVA, Emerson de Paula; SANTOS, Joseph Batista Oliveira dos. O fascinante e pedagógico Circo na Escola: o ensino das artes do circo na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Amapá. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 162–175, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019163. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15171. Acesso em: 28 mar. 2024.