CA’FÉ’ NO REARRANJO – O ENSINO COLETIVO DO VIOLÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DO REARRANJO

Autores

  • Fernando Henrique Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092520202018080

Palavras-chave:

Rearranjo, reestruturação musical, aprendizagem colaborativa, ensino coletivo

Resumo

Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que teve como objetivo analisar os processos de ensino e aprendizagem do violão na formação de professores tendo como fundamento a prática do rearranjo e a aprendizagem colaborativa. As ações de reestruturação musical foram pautadas sobre a proposição de rearranjo desenvolvida por Penna e Marinho (2010) e a aprendizagem colaborativa foi ao encontro do apresentado por Torres, Alcantara e Irala (2004). O campo de pesquisa foi uma turma do curso de Segunda Licenciatura em Música pelo PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores, na disciplina “Instrumento - Violão II”. A construção dos dados foi realizada por meio da categorização e análise dos relatórios das aulas e da entrevista de reflexão em grupo. Como resultados apresento a concepção da turma sobre o processo de ensino realizado e como reproduziram em suas respectivas ações docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADOLFO, Antônio. Arranjo: um enfoque atual. Rio de Janeiro:

Lumiar, 1997.

ALBUQUERQUE, Luiz Botelho de. Educação Musical

– Licenciatura. Projeto Pedagógico para implantação.

Universidade Federal do Ceará, CE. Março, 2009.

BASTOS FILHO, Celso Ribeiro. Aspectos dos processos de criação e elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio: uma abordagem a partir da obra Clubes das Esquinas de Ocelo Mendonça. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2003. 74 p.

CERNEV, Francine Kemmer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. 242f.

CRUVINEL, Flavia Maria. Educação Musical e Transformação Social: uma experiência com o ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005. 256p.

CRUVINEL, Flavia Maria. I ENECIM – Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical: o início de uma trajetória de sucesso. Universidade Federal de Goiás. In: I ENECIM – Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. 2004, Goiás. Anais... p. 30-36.

FREIRE, Ricardo Dourado; MENDONÇA, Maria Luiza Volpini de; FREIRE, Sandra Ferraz. Critério para elaboração de arranjos em aulas coletivas de violino. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 13.,

, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABEM, 2004. p.

-7.

FIALHO, Vania Malagutti; ARALDI, Juciane; DEMORI, Polyana. Aspectos da Prática Musical em Conjunto: Um Relato de Experiência. XVI ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E CONGRESSO REGINAL DA ISME NA AMÉRICA LATINA,

Campo Grande. Anais... Campo Grande: ABEM, 2007.

OLIVEIRA, Enaldo. O ensino coletivo dos instrumentos de corda: Reflexão e prática. São Paulo: Dissertação (Mestrado), escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 1998, 202p.

PENNA, Maura; MARINHO, Vanildo Mousinho. Ressignificando e recriando músicas: A proposta do re- arranjo. In: PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2010, p. 161-195.

PEREIRA, Fernando. Ca’Fé’ no rearranjo II, uma proposta de reestruturação musical. Plano de Ensino, Planejamentos e Relatórios das disciplinas ‘Estágio Supervisionado III e IV’. Curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2016.

PEREIRA, Flávia Vieira. As Práticas de Reelaboração Musical. Tese (Doutorado). USP, São Paulo, 2011.

SOUZA, Jusamara et al. Arranjos de músicas folclóricas. Porto

Alegre: Sulina, 2005. (Coleção Músicas).

TEIXEIRA, M. S. B. Ensino Coletivo de Violão: Diferentes Escritas no Aprendizado de Iniciantes. Monografia de fim de curso de Licenciatura em Música – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2008.

TORRES, Patrícia Lupion; ALCANTARA, Paulo R.; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensinoaprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 4, n. 13, p. 1-17, 2004.

TORRES, Patrícia Lupion;: IRALA, Esrom Adriano F. Algumas vias para entretecer o pensar e o agir. Aprendizagem colaborativa. Curitiba: SANAR/PR, 2007.

VIEIRA, G.; RAY, S. Ensino coletivo de violão: técnicas de arranjo para o desenvolvimento pedagógico. IN: XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina – 2007. Anais, XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina – 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

PEREIRA, Fernando Henrique. CA’FÉ’ NO REARRANJO – O ENSINO COLETIVO DO VIOLÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DO REARRANJO. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 80–100, 2018. DOI: 10.5965/2358092520202018080. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13508. Acesso em: 28 mar. 2024.