A integração das disciplinas de Canto Coletivo e Piano Coletivo do curso de Música PARFOR na formação do Educador Musical

Autores

  • Andréia Pires Chinaglia de Oliveira UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Cinthia Ruivo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018057

Palavras-chave:

canto coletivo, piano coletivo, PARFOR

Resumo

Este artigo relata uma experiência sobre a realização de um trabalho integrado no desenvolvimento das disciplinas de piano coletivo e canto coletivo com a terceira turma do curso de Música PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores) na Universidade XXX. Para o relato traremos as estratégias utilizadas nos dois últimos módulos das disciplinas, bem como as etapas galgadas pelos alunos e os resultados obtidos durante o período de aplicação das mesmas. Além disso, apresentamos as reflexões dos alunos sobre o processo de aprendizagem e suas impressões sobre a metodologia aplicada pelas professoras por meio de dados coletados através de um questionário como autoavaliação de todo o processo. Propostas como essa, podem contribuir com pesquisas e metodologias integradas entre diversas disciplinas num curso de Licenciatura contribuindo para um conhecimento menos fragmentado e mais significativo.

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Publicado

2018-10-12

Como Citar

CHINAGLIA DE OLIVEIRA, Andréia Pires; RUIVO, Cinthia. A integração das disciplinas de Canto Coletivo e Piano Coletivo do curso de Música PARFOR na formação do Educador Musical. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 57–83, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018057. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13406. Acesso em: 16 abr. 2024.