v. 1 n. 09 (2012): Teatro de Sombras

					Visualizar v. 1 n. 09 (2012): Teatro de Sombras

A Revista Móin-Móin N.9 tem como tema central o Teatro
de Sombras. Essa é uma das mais antigas manifestações teatrais do Oriente, notadamente em países como Índia, Indonésia, Tailândia, Sri Lanka e China. Certamente por isso, durante muito tempo, tanto na Europa quanto no Brasil, o Teatro de Sombras foi conhecido como Sombras Chinesas.
O interesse por essa arte vem crescendo de modo significativo no Brasil nos últimos anos. Isso é possível confirmar quando se observa a existência de grupos dedicados a ela em diferentes Estados do país. Em São Paulo, os trabalhos da Companhia Quase Cinema, o Grupo Sombras e Lendas e a Companhia Fios de Sombra; em Curitiba, o Grupo Karagowzk; em Porto Alegre, a Companhia Lumbra Teatro de Animação exemplificam a trajetória de grupos que dedicam prioritariamente suas encenações ao Teatro de Sombras. Registra-se também quantidade expressiva de grupos que trabalham eventualmente com essa arte, seja montando um espetáculo para integrar seu repertório, seja incluindo cenas de sombras em suas montagens.

A Revista reúne ainda, três textos pautados em recente pesquisas efetuadas na UnB e na UDESC. O estudo de Francisco Guilherme de Oliveira, Fabiana Lazzari de Oliveira e Emerson Cardoso Nascimento.

Publicado: 2018-04-03