Plano Bonecos: produção e uso de formas animadas dentro de um grupo com diversidade intelectual

Eduardo Andrade Oliveira

Resumo


O artigo relata a vivência com um grupo de alunos especiais, ao qual o tea- tro de bonecos/formas animadas foi apresentado como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de habilidades nos eixos de observação: fala, motora, cognição e expressão, e destaca a experiência de um aluno que participou desses encontros. Sou designer, bonequeiro e educador, e no curso Arte, Educação e Inclusão com Orientação Universitária atuei como professor vinculado à CCE PUC-Rio (2017). O Design como campo interdisciplinar e o Teatro de Bonecos como mediador e facilitador da comuni- cação apresentam metodologias que potencializam o desenvolvimento de pessoas com diversidade intelectual. Essa vivência promove um brincar carregado de manifestações simbólicas, que pode oferecer caminhos de uso dessa mídia em grupos similares. 

Palavras-chave: Linguagem. Interação. Aprendizagem. Reaproveitamento. Bonecos. Deficiência/diversidade intelectual


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DOI: https://doi.org/10.5965/2595034701202019087

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Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

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