Análise da voz no teatro de mamulengo de Heraldo Lins

Zildalte Ramos de Macêdo

Resumo


A voz em sua essência possui qualidades que identificam aquele que fala. Ultrapassa a própria linguagem ao denunciar o seu locutor revelando sua identidade e personalidade. No teatro de mamulengo, a voz é a ferramenta de trabalho do Mestre que a empresta aos seus bonecos. Cada personagem no teatro tem um tipo de voz criada pelo Mestre que está ligada, pelas suas qualidades, a uma representação de arquétipos presentes na sociedade. O Mestre Heraldo Lins trabalha a sua voz para que as palavras sejam sempre muito bem articuladas e atribui a cada personagem um tipo de voz que o identifica revelando a sua hierarquia dentro do enredo, o seu psicológico e a sua moral.

Palavras-chave: Voz. Teatro popular brasileiro. Mamulengo. Identidade.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2595034701192018241

Direitos autorais 2019 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES, DIRETÓRIOS E BASES DE DADOS: