Moda e arte sob o olhar da psicanálise

Autores

  • Silvia Sasaki Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x01022008082

Palavras-chave:

Moda, Arte, Psicanálise

Resumo

Tanto a moda quanto a arte, em tempos atuais, estão presentes em todos os campos da comunicação, concretizando desejos e necessidades. Porém, é extremamente profunda a ação de criar, observar e consumir, uma vez que tais atos estão intimamente ligados ao psicológico do ser humano. Diversas ciências sociais, como a filosofia e a sociologia, discutem a intensidade desses movimentos de expressão, mas é a psicanálise que teorizará a investigação do inconsciente na construção da identidade do ser humano e de suas concepções diárias. Neste ensaio de pesquisa, a intenção está em demonstrar quão intensas as teorias de Jacques Lacan estão no cotidiano do ser humano, através das mensagens emitidas pelas artes em geral e pela moda, auxiliando na construção deste ser semiótico extremamente complexo, mas infinitamente interessante.

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Referências

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005. 112 p.

LACAN, Jacques. Os complexos familiares na formação do indivíduo: ensaio de análise de uma função em psicologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. 92 p.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e o seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 294 p.

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Publicado

2008-07-01

Como Citar

SASAKI, Silvia. Moda e arte sob o olhar da psicanálise. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 2, 2008. DOI: 10.5965/1982615x01022008082. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7621. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios