Moda, comunicação e sociedade: uma reflexão acerca dos sistemas de moda e suas possibilidades comunicacionais e contraculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x06122013127

Palavras-chave:

moda, comunicação, cultura hip-hop

Resumo

A presente pesquisa consiste em uma reflexão teórica onde buscaremos um diálogo entre autores que tratam sobre teorias da comunicação - como Herbert Marcuse e Jesús Martín-Barbero - e sobre as relações existentes entre moda e comunicação - como Malcolm Barnard e Norval Baitello Jr. Nossa intenção foi a de refletirmos sobre o caráter comunicacional dos sistemas de moda e aproximarmos nosso objeto de estudo da futura dissertação - a moda hip-hop - das teorias comunicacionais. Esse trajeto nos possibilitou ao final do trabalho a realização de um caminho que foi além da comum abordagem mercadológica quando se trata da relação entre comunicação e sistemas de moda, nos levando a concluir que existe a possibilidade de realização de reflexões mais amplas e complexas que englobem também as dinâmicas sociais e o caráter contracultural dos sistemas de moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BAITELLO JR, N. O tempo lento e o espaço nulo. Mídia primária, secundária e terciária. In: FAUSTO N. (Org.). Interação e sentidos no ciberespaço e na sociedade.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

BAITELLO JR., N. Vestir a Segunda Pele do Homem. Site Moda Brasil, 2003. Disponível em: < http://www2.uol.com.br/modabrasil/acontece/homem/index.htm>. Acesso em: 02 jun. 2012.

BARNARD, M. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

BARTHES, R. Sistema da moda. Lisboa: Edições 70, 1967.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p.165-196.

COSTA, B. C. G. Indústria Cultural e suas possibilidades de revelar ou ocultar a realidade. In: PUCCI, B. (Org.) Teoria Crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. São Carlos: Editora da UFSCar, 1994, p. 177-197.

DOWNING, J. D. H. Mídia Radical – rebeldia nas comunicações e movimentos sociais.São Paulo: Senac, 2001.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1970.

MAFFESOLI, M. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MARQUES, C. Moda e Educomunicação: Cortando as Desigualdades e Costurando a Cidadania. Anais EducomSul, n. 1,2012. Disponível em http://www.ufsm.br/educom/anais/cidadania/MARQUES.pdf. Acesso em 15/9/2012.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia.Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2003.

MARTÍN-BARBERO, J. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, Denis de. (Org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. São Paulo: Record, 2005. p. 57-86.

PALOMINO, E. A moda. São Paulo: Publifolha, 2002.

POLHEMUS, T. Streetstyle - From the sidewalk to the catwalk. London: Thames and Hudson, 1994.

SIMMEL, G. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Edições Texto &. Grafia, 2008.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: Teoria Social Crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

WILSON, E. Enfeitada de sonhos: moda e modernidade. Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

MARQUES, Camila. Moda, comunicação e sociedade: uma reflexão acerca dos sistemas de moda e suas possibilidades comunicacionais e contraculturais. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 127–140, 2013. DOI: 10.5965/1982615x06122013127. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/3480. Acesso em: 29 mar. 2024.