Manipulando formas e tecidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016359

Palavras-chave:

manipulação da forma, forma conceito, comparação de metodologia

Resumo

O presente trabalho se propõe a comparar quatro metodologias que têm como foco a manipulação de diferentes formas e tecidos, a fim de gerar alternativas e soluções mais criativas para o mercado atual, podendo ser aplicadas durante a elaboração do produto ou na peça final. A operacionalização do presente estudo foi realizada durante a disciplina de Manipulação da Forma na turma de Pós-Graduação em Modelagem do Vestuário da Universidade Feevale, no ano de 2015. As metodologias trabalhadas foram: Singer (2013), Rutzky e Palmer (2011) e Roberts (2013). Também foi realizado um exercício que consiste em uma junção de técnicas, proposto pela professora da disciplina. Para tanto, buscou-se verificar os diferenciais entre cada método e as especificidades da matéria prima utilizada. O objetivo final da disciplina consiste na aplicação de três técnicas ensinadas em aula na confecção de uma peça. Cada metodologia atingiu resultados inesperados focados em diferentes nichos como comercial e conceitual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Puccini, Universidade Feevale

Pós-graduanda em Modelagem do Vestuário pela Universidade Feevale. Possui graduação em Design de Moda pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, foi bolsista de desempenho pela UniRitter por três semestres consecutivos. Ganhou o prêmio apDesign pelo melhor trabalho de conclusão no curso de Design de Moda do UniRitter em 2014/1. Se classificou em segundo lugar na categoria Design de Moda e Acessórios no 5º Prêmio Bornancini com o projeto "Desenvolvimento de coleção de vestuário ergonômico para mulheres acima dos setenta anos". Recebeu menção honrosa no 10º Colóquio de moda com o artigo "Desenvolvimento de uniforme escolar funcional infanti". Ganhou a 1ª Batalha Criativa ocorrida durante a Maratona MUDE com realização da Abicalçados.

Julia Isoppo Picoli, Universidade Feevale

Possui graduação em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2003) e mestrado em Design e Marketing do Vestuário pela Universidade do Minho (2008), revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui cursos complementares como Estilismo, modelagem e técnica de calçado com José Maria Carrasco (2003), Design Fashion (2007) e Drawing and Panting for Textile Design (2008) pela Central Saint Martins School of Arts and Design. Participou de congressos internacionais como, 4th International Textile, Clothing & Design Conference (ITC&D). Apresentou artigos sobre sua tese de mestrado em ITC&D, 4º Colóquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo, Brasil, International Conference of Applied Research in Textile, CIRAT-3, 2008, Sousse, Tunisia, para além de artigos sobre Vestido kanguru Multifuncional em World Textile Conference, 2008, Biella, ITC&D e 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo, Brasil. Atuou como docente nos cursos de Design de Moda e Tecnólogo em Design de Interiores no Centro Universitário do IPA durante cinco anos e coordenou o do curso de Design de Moda do Centro Universitário Metodista do Ipa e atualmente é docente no curso de Moda da Universidade Feevale.

Referências

AMARANTE, Gustavo Bomfim. Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, v.5, n.2, p.27-41. Rio de Janeiro: dez. 1997.

COUTO, Rita Maria de Souza. Contribuição para um design interdisciplinar. Estudos em Design, v.7, n.1, p.79-90. Rio de Janeiro: jan.-abr., 1999.

FERREIA, Cainã Improta. Virar do Avesso. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2013.

HEINRICH, Daiane Pletsch. Modelagem e técnicas de interpretação para confecção industrial. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2007.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, 2008.

KLEON, Austin. Roube como um artista -10 dias sobre criatividade. Nova Iorque: Rocco, 2013.

MARINHO, Nathilucy do Nascimento; ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Um estudo antropométrico auxiliar: adequação de manequins ao corpo da mulher brasileira. Pernambuco: III Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade SENAC, 2009

OSÓRIO, Ligia. Modelagem –organização e técnicas de interpretação. Caxias do sul: EDUCS, 2007.

ROBERTS, Julian. Free Cutting. Disponível em: < http://www.julianand.com/ >. Acesso 7 ago 2015.

RUTZKY, Jeffrey; PALMER, Chris K.. Shadowfolds–Surprisingly Easy-to-make geometric designs in fabrics. USA: Kodansha USA, 2011.

SALTZMAN, Andréa. El cuerpo diseñado: sobre la forma em el proyeto de la vestimenta. Buenos Aires: Paidós, 2004.

SILVEIRA. Icléia. Usabilidade do Vestuário: Fatores Técnicos/Funcionais. Modapalavra e-periódico: Ano 1, n.1, jan-jul 2008.

SINGER, Ruth. Fabric Manipulation –150 creative sewing techniques. USA: David & Charles, 2013.

SOUZA, Patrícia de Mello. A modelagem tridimensional como implemento do processo de desenvolvimento do produto de moda. Bauru: UNESP, 2006. Disponível em: <https://www.faac.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Desig n/Dissertacoes/patricia.pdf>. Acesso 30 jul 2015.

WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

PUCCINI, Camila; PICOLI, Julia Isoppo. Manipulando formas e tecidos. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 359–370, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016359. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016359. Acesso em: 5 nov. 2024.