Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13292020157

Palavras-chave:

impressão 3D, moda, consumo

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo realizar uma abordagem sobre a tecnologia de impressão 3D na moda, e a importância das postponement strategies, que estão levando ao maior compartilhamento de informações na cadeia de produção desse setor. Também é mencionado nesse trabalho a manufatura social, que é uma forma de introduzir a customização em massa, baseada nas redes digitais e em outras tecnologias emergentes, e que vem quebrando o tradicional paradigma B2C (business to consumer). Foram apresentados nesse estudo três projetos de moda impressa em maquinário entry - level, impressoras 3D não industriais, e questões relacionadas as novas maneiras de consumo. Pode - se concluir que manufatura por impressão 3D é associada a uma produção enxuta, com poucos excedentes ou retalhos de materiais, mas quando se trata da compra e envio do produto estas qu estões parecem ainda não serem consideradas.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

GOMES, Juliana Neves; GOMES, Suzana Helena de Avelar; COSTA, Sirlene Maria da; DA COSTA, Silgia Aparecida. Impressão 3D para vestuário: novos paradigmas de design e consumo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 157–176, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13292020157. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/18134. Acesso em: 18 abr. 2024.

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