2020Estratégias de Design Sustentável Para Pós-Produção de Produtos de Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13272019044

Palavras-chave:

design sustentável, pós-produção, moda

Resumo

Originado em uma tese de doutorado, este estudo propõe um conjunto de estratégias sustentáveis para a pós-produção de produtos de moda, com foco nas etapas de comunicação, venda, distribuição, acompanhamento da experiência do consumidor, logística reversa e encaminhamento do fim de vida. As estratégias propostas buscam ampliar a atuação de designers e empresas sobre as etapas finais do ciclo de vida do produto, considerando-as também como parte do projeto de moda sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 6. ed.São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETO, S. B.; SANTOS, A. Estratégias genéricas para a sustentabilidade no setor do vestuário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. 8., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: AEND, 2008. p. 2899-2909.

BRISMAR, A. Definition of circular fashion. 2017. Disponível em :< https://circularfashion.com/circular-fashion-definition/>. Acesso em 29 mar 2018.

CATALDI, C.; DICKSON, M.; GROVER, C. Slow fashion: tailoring a strategic approach towards sustainability. 2010. 102 f. Thesis (Master of Strategic Leadership towards Sustainability) – Blekinge Institute of Technology, Sweden, Karlskrona, 2010. Disponível em: <http://bth.diva-portal.org/smash/record.jsf?dswid=-4259&pid=diva2%3A832785&c=1&searchType=SIMPLE&language=en&query=Slow+fashion%3A+tailoring+a+strategic+approach+towards+sustainability&af=%5B%5D&aq=%5B%5B%5D%5D&aq2=%5B%5B%5D%5D&aqe=%5B%5D&noOfRows=50&sortOrder=author_sort_asc&onlyFullText=false&sf=all>. Acesso em: 5 jul. 2016.

CLARK, H. Slow + fashion: an oxymoron or a promise for the future. Fashion Theory, v. 12, p. 427-446, 2008. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/175174108X346922>. Acesso em: 18 jun. 2016.

CRUL, M. R. M.; CAREL DIEHL, J. C. Design for sustainability. Paris, 2009. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2017.

ELKINGTON, J. Cannibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Oxford: Capstone. 1997.

FLETCHER, K. Sustainable fashion and textiles: design journeys. London: Earthscan. 2008.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3.ed. Brasília: Liberlivro, 2008.

FLETCHER, K; GROOSE, L. Moda e sustentabilidade: design para mudança. Tradução de Janaína Marcoantonio. São Paulo: Senac. 2011.

FUTURE LEARN. Sustainable fashion business. [S. l.], 2016. Online course. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2016.

GLOBAL FASHION AGENDA; THE BOSTON CONSULTING GROUP. Pulse of the fashion industry. 2017. Disponível em :< http://www.globalfashionagenda.com/pulse/>. Acesso em: 20 mai. 2018.

GWILT, A. Moda sustentável: um guia prático. 1 ed. Tradução de Márcia Logarço. São Paulo: Gustavo Gili. 2014.

JUNG, S.; JIN, B. A theoretical investigation of slow fashion: sustainable future of the apparel industry. International Journal of Consumer Studies, v. 38, p. 510-519, 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ijcs.12127/abstract>. Acesso em: 30 maio 2016.

LESLIE, D.; BRAIL, S.; HUNT, M. Crafting an Antidote to Fast Fashion: the case of Toronto’s independent fashion design sector. Growth and Change, v. 45. n. 2. p. 222-239, June 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/grow.12041/abstract>. Acesso em: 31 maio 2016.

LIMA, Bruna Lummertz et al. Critérios para avaliação da sustentabilidade em marcas de moda. Design e Tecnologia, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 59-68, dez. 2017. ISSN 2178-1974. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/403>. Acesso em: 18 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.23972/det2017iss14pp59-68.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

REVLOG – EUROPEAN WORKING GROUP ON REVERSE LOGISTICS. 2009. Disponível em: < http://www.rsm.nloz/REVLOG/>. Acesso em 14 de maio de 2017.

RÜTHSCHILLING, E. A.; ANICET, A. Estudo para construção de metodologia de design de moda sustentável... In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11., 2014, Gramado. Anais... São Paulo: Blucher, 2014. p. 144-1055.

SALCEDO, E. Moda ética para um futuro sustentável. Tradução de Dennis Fracalossi. Barcelona: Gustavo Gili. 2014.

SANTOS, A. D. et. al. A design framework for enabling sustainability in the clothing sector. Latin American Journal of Management for Sustainable Development, v. 3, p. 47-56, 2016.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

LIMA, Bruna Lummertz; LINDEN, Júlio Carlos de Souza Van der; RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. 2020Estratégias de Design Sustentável Para Pós-Produção de Produtos de Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 27, p. 44–73, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13272019044. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/16334. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)