Luxo e tecnologia: análise fenomenológica da bolsa Canvas of the Future da grife Louis Vuitton

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13292020177

Palavras-chave:

produto de luxo, tecnologia digital, fenomenologia da moda

Resumo

Para ampliar sua influência cultural, conquistar novos consumidores ou fidelizar os atuais (target), os gestores de grifes de luxo também diversificam produtos e estratégias de Marketing. Um exemplo disso é o lançamento da bolsa Canvas of the Future, um produto da marca Louis Vuitton que ostenta recursos de tecnologia digital, integrando a ideia de inovação tecnológica aos conceitos de marca e produto de luxo. Assim, buscou-se descrever e interpretar a percepção de especialistas em Moda sobre o produto, realizando-se uma pesquisa descritivo-qualitativa, cuja base epistemológica é a Fenomenologia. Em síntese, foram consideradas e desenvolvidas quatro etapas de pesquisa para: 1) explorar; 2) coletar; 3) relacionar informações, e 4) levantar proposições. Entre os resultados do estudo, destacam-se considerações como: pioneiro, inovador, surreal e futurista com relação ao produto, confirmando o hibridismo contemporâneo entre a tradição de Moda e a inovação tecnológica, evidenciando a revisão e o reposicionamento da marca e do produto de luxo.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique Koerich, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Nicole Pasini Trevisol, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Instituto de Arte e Design (IADE/Lisboa). Professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, lecionando nos cursos de graduação em Design e Animação, também, nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Design (Pós Design/UFSC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC).

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

KOERICH, Guilherme Henrique; TREVISOL, Nicole Pasini; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Luxo e tecnologia: análise fenomenológica da bolsa Canvas of the Future da grife Louis Vuitton. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 177–202, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13292020177. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/16306. Acesso em: 19 abr. 2024.