Estratégias de design para pós-produção de produtos de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x13272019012

Palavras-chave:

estratégias de design, pós-produção, produto de moda.

Resumo

Originado em uma tese de doutorado, este estudo propõe um conjunto de estratégias para a pós-produção de produtos de moda, com foco nas etapas de comunicação, venda, distribuição, acompanhamento da experiência do consumidor, logística reversa e encaminhamento do fim de vida.  As estratégias propostas buscam ampliar a atuação de designers e empresas sobre as etapas finais do ciclo de vida do produto, considerando-as também como parte do projeto de moda sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Lummertz Lima, Federal Institute of Santa Catarina

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina da área de vestuário.

Júlio Carlos de Souza Van der Linden, Federal University of Rio Grande do Sul

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no Programa de Pós-graduação em Design e nos cursos de graduação em Design da mesma Universidade.

Evelise Anicet Rüthschilling, Federal University of Rio Grande do Sul

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no Programa de Pós-graduação em Design e no curso de graduação em Artes Visuais da mesma Universidade.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 6. ed.São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETO, S. B.; SANTOS, A. Estratégias genéricas para a sustentabilidade no setor do vestuário. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. 8., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: AEND, 2008. p. 2899-2909.

BRISMAR, A. Definition of circular fashion. 2017. Disponível em :< https://circularfashion.com/circular-fashion-definition/>. Acesso em 29 mar 2018.

CATALDI, C.; DICKSON, M.; GROVER, C. Slow fashion: tailoring a strategic approach towards sustainability. 2010. 102 f. Thesis (Master of Strategic Leadership towards Sustainability) – Blekinge Institute of Technology, Sweden, Karlskrona, 2010. Disponível em: <http://bth.diva-portal.org/smash/record.jsf?dswid=-4259&pid=diva2%3A832785&c=1&searchType=SIMPLE&language=en&query=Slow+fashion%3A+tailoring+a+strategic+approach+towards+sustainability&af=%5B%5D&aq=%5B%5B%5D%5D&aq2=%5B%5B%5D%5D&aqe=%5B%5D&noOfRows=50&sortOrder=author_sort_asc&onlyFullText=false&sf=all>. Acesso em: 5 jul. 2016.

CLARK, H. Slow + fashion: an oxymoron or a promise for the future. Fashion Theory, v. 12, p. 427-446, 2008. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/175174108X346922>. Acesso em: 18 jun. 2016.

CRUL, M. R. M.; CAREL DIEHL, J. C. Design for sustainability. Paris, 2009. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2017.

ELKINGTON, J. Cannibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Oxford: Capstone. 1997.

FASHION REVOLUTION. We are fashion revolution Brazil: faça parte da revolução da moda. Ashbourne, 2016. Disponível em: <http://fashionrevolution.org/country/brazil/>. Acesso em: 5 nov. 2016.

FLETCHER, K. Sustainable fashion and textiles: design journeys. London: Earthscan. 2008.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3.ed. Brasília: Liberlivro, 2008.

FLETCHER, K; GROOSE, L. Moda e sustentabilidade: design para mudança. Tradução de Janaína Marcoantonio. São Paulo: Senac. 2011.

FUTURE LEARN. Sustainable fashion business. [S. l.], 2016. Online course. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2016.

GLOBAL FASHION AGENDA; THE BOSTON CONSULTING GROUP. Pulse of the fashion industry. 2017. Disponível em :< http://www.globalfashionagenda.com/pulse/>. Acesso em: 20 mai. 2018.

GWILT, A. Moda sustentável: um guia prático. 1 ed. Tradução de Márcia Logarço. São Paulo: Gustavo Gili. 2014.

JUNG, S.; JIN, B. A theoretical investigation of slow fashion: sustainable future of the apparel industry. International Journal of Consumer Studies, v. 38, p. 510-519, 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ijcs.12127/abstract>. Acesso em: 30 maio 2016.

LESLIE, D.; BRAIL, S.; HUNT, M. Crafting an Antidote to Fast Fashion: the case of Toronto’s independent fashion design sector. Growth and Change, v. 45. n. 2. p. 222-239, June 2014. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/grow.12041/abstract>. Acesso em: 31 maio 2016.

LIMA, Bruna Lummertz et al. Critérios para avaliação da sustentabilidade em marcas de moda. Design e Tecnologia, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 59-68, dez. 2017. ISSN 2178-1974. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/403>. Acesso em: 18 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.23972/det2017iss14pp59-68.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

REVLOG – EUROPEAN WORKING GROUP ON REVERSE LOGISTICS. 2009. Disponível em: < http://www.rsm.nloz/REVLOG/>. Acesso em 14 de maio de 2017.

RÜTHSCHILLING, E. A.; ANICET, A. Estudo para construção de metodologia de design de moda sustentável... In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11., 2014, Gramado. Anais... São Paulo: Blucher, 2014. p. 144-1055.

SALCEDO, E. Moda ética para um futuro sustentável. Tradução de Dennis Fracalossi. Barcelona: Gustavo Gili. 2014.

SANTOS, A. D.; CESCHIN, F.; MARTINS, S. B.; VEZZOLI, C. A design framework for enabling sustainability in the clothing sector. Latin American Journal of Management for Sustainable Development, v. 3, p. 47-56, 2016.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

LIMA, Bruna Lummertz; LINDEN, Júlio Carlos de Souza Van der; RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Estratégias de design para pós-produção de produtos de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 13, n. 27, p. 12–43, 2020. DOI: 10.5965/1982615x13272019012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15390. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)