O processo criativo na construção de uma fantasia carnavalesca: em busca de uma metodologia

Cláudio Almeida, Madson Oliveira

Resumo


O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é um evento sazonal e temático que é realizado por diversos profissionais ligados à criação de serviços e produtos, em função da festa. Neste artigo analisamos questões no processo criativo do carnavalesco Severo Luzardo, ao projetar uma fantasia. Assim, pretendemos ressaltar as relações entre o fazer carnavalesco e as ações de design, inserindo a prática carnavalesca como uma “forma particular de design”. Para tal apresentamos um figurino carnavalesco de ala inspirado no milho e a consequente materialização deste projeto (do croqui à fantasia-protótipo pronta), tecendo paralelos com os processos metodológicos do design de moda e do design de produto. Pretendemos descortinar práticas que nos revelem processos de design e que nos levem a aproximação do carnaval à prática acadêmica do design.


Palavras-chave


Moda; Carnaval; Carnavalesco; Fantasia carnavalesca

Texto completo:

PDF

Referências


CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros De Castro. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: FUNARTE/UFRJ, 1994.

FERREIRA, Felipe. O livro de ouro do carnaval brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

FERREIRA, Felipe. O marquês e o jegue: estudo da fantasia para escolas de samba. Rio de Janeiro: Altos do Glória, 1999.

Manual do Julgador da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA). Disponível em: http://liesa.globo.com/material/materia2019/publicacoesliesa/___MANUALDOJULGADOR/Manual%20do%20Julgador%20-%20Carnaval%202019.pdf. Acesso em 13 maio 2019.

LODY, Raul. Brasil bom de boca. São Paulo: Ed. Senac, 2008.

MAGALHÃES, Rosa Lucia Benedetti. Fazendo carnaval: The making of carnival. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origem e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

OLIVEIRA, Madson. “As fantasias para escola de samba”. In: VIANA, Fausto; BASSI, Carolina (orgs.). Traje de cena, traje de folguedo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

PIRES, Dorotéia. Design de Moda: olhares diversos. Barueri/SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.

SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade?: da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paullus, 2006.

SOUZA, Luciana Barbosa de. Desfile em processo: um estudo da produção das alegorias e fantasias para o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC – Rio (Dissertação de Mestrado em Design), 2001.

UNIÃO da Ilha do Governador. Livro Abre Alas 2018. Disponível em: https://liesa.globo.com/2019/por/03-carnaval/abrealas/index.html. Acesso em: 02 mar. 2018.




DOI: https://doi.org/10.5965/1982615x13272020048

Direitos autorais Cláudio Henrique Almeida

Licença Creative Commons

      http://www.revistas.udesc.br/public/site/images/rocha1/ceart1.png