O Inframince: A Potencialidade De Um Campo Relacional

Leila Reinert

Resumo


A noção de inframince de Marcel Duchamp fornece um vasto campo de pesquisa. É um terreno fértil para proposições sobre uma estética, uma poética e uma política no campo do design e da arte contemporâneas. Duchamp descreve o inframince enquanto uma qualidade do sensível que se encontra no entre, e é um campo relacional pleno de possibilidades. A experiência sensível reorganiza a existência criando percepções singulares. Este estudo apresenta uma articulação entre a noção de inframince e alguns projetos de design.


Palavras-chave


Design; Criação; Arte; Percepção sensível

Texto completo:

PDF PT

Referências


“O Infra-mince é um enunciado de Marcel Duchamp sobre um conjunto de notas evocando aspectos sensoriais e envolvendo percepções da ordem do sensível, da sensação, da linguagem e da complexidade dos jogos de palavra” (Franca-Huchet, 2015, p. 41)

"Na verdade, a observação do campo das “pequenas percepções” ampliava os acontecimentos da maneira surpreendente: convertendo as micro em macropercepções como uma lente, a percepção do objeto modificava-se ao ponto de exigir uma descrição diferente. Da mesma forma que Fernando Pessoa aumentando a escala das “sensações mínimas”, se dava os instrumentos necessários à análise e à elaboração da expressão poética, assim o pintor, o músico, o escultor trabalham constantemente com pequenas percepções". (Gil, 2005, p. 11)

"A arte não consiste mais, aqui, em compor uma ‘mensagem’, mas em maquinar um dispositivo que permita à parte ainda muda da criatividade cósmica fazer ouvir seu próprio canto. Um novo tipo de artista aparece, que não conta mais história. É um arquiteto de espaço dos acontecimentos, um engenheiro de mundos para bilhões de histórias por vir. Ele esculpe o virtual". (Lévy, 2001, p. 147)

"Nota 6 – A alegoria (geralmente) é uma aplicação do infra-mince

Nota 7 – Similitude / similaridade

O mesmo (fabricado em série)

aproximação prática da similaridade

No tempo um mesmo objeto não é o mesmo em 1 segundo de intervalo

Qual relação com o princípio de identidade?

Nota 18 – A diferença (dimensional) entre 2 objetos feitos em série [saídos do mesmo molde] é um infra mince quando o máximo (?) de precisão é obtido". (Duchamp, 1999)

FRANCA-HUCHET, Patrícia. Infra-mince ou um murmúrio secreto. Art Research Journal. ARJ. Brasil: V. 2, n. 2 , p. 40-59 , jul. / dez. 2015. Disponível em:

http://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/download/7297/5737 Acesso em 20/03/2014.

GIL, José. A imagem nua e as pequenas percepções. 2a edição. Lisboa: Relógio D’Água, 2005.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.

DUCHAMP, Marcel. Notes. Paris: Flammarion, 1999.




DOI: https://doi.org/10.5965/982615x12242019056

Direitos autorais Leila Reinert

Licença Creative Commons

      http://www.revistas.udesc.br/public/site/images/rocha1/ceart1.png