Luxo x Popular: análise de produtos da coleção Karl Lagerfeld for Riachuelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12242019165

Palavras-chave:

cenário contemporâneo brasileiro, produtos de moda, Karl Lagerfeld for Riachuelo

Resumo

Esse artigo apresenta uma breve contextualização do cenário contemporâneo brasileiro e suas particularidades que refletem nas estratégias de mercado, para atender o usuário que busca individualização por meio de produtos. Neste âmbito, é abordado as redes populares de fast- fashion que estabelecem parcerias com marcas de luxo, para facilitar o acesso das informações de alta moda, aos que não possuem condições de adquirir um produto desta categoria. Mais especificamente, o foco deste artigo é a parceria entre Karl Lagerfeld e a Riachuelo, que em 2016 lançou uma coleção de moda com elementos que remetem ao estilo pessoal do estilista e da marca Chanel. Deste modo, o objetivo é compreender os signos do criador e os possíveis significados gerados pelos indivíduos ao adquirirem os produtos. Para isso, foi utilizado a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a descritiva para sustentar a análise de três looks da coleção. Os parâmetros que guiaram as observações foram os níveis de complexidade objetivo/subjetiva de Bomfim (1997). Como resultado foi constatado signos pessoais referente ao criador e ao universo de luxo que os circunda.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia de Abreu, São Paulo State University

Mestranda em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- FAAC). Especialista em Moda: Produto e Comunicação pela UEL e Docência no Ensino Superior pelo Unicesumar. Graduada em Licenciatura Plena em Artes pelo Centro Universitário Filadélfia e em Moda pelo Unicesumar (2012). Foi professora temporária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde lecionou as disciplinas de Fundamentos e Gestão do Design, Semiótica, História da Moda, Prototipia, Modelagem plana e malha, para o curso de Tecnologia em Design de Moda. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Linguagens do Espaço e da Forma, certificado pelo cnpq e Design de Moda: Teoria e Tecnologia.

Marizilda dos Santos Menezes, São Paulo State University

MARIZILDA DOS SANTOS MENEZES Possui Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1998); Mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1989); Especialização em Design - área de concentração em Environnement pela Ecole des Beaux Arts et Arts Appliqués de Nancy - França (1980-1982); graduação em Batîment - Ecole Des Beaux Arts Et Arts Appliqués de Nancy (1983); Complementação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980); Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1975). Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP nos triênios 2004-2007 e 2010-2012. Atualmente é docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Design da UNESP e Editora da Revista Educação Gráfica (Bauru) (1414-3895). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens do Espaço e da Forma, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Expressão Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: design, moda, expressão gráfica, desenho, metodologia projetual, cultura africana e afro-brasileira.

Mônica Cristina Moura, São Paulo State University

Estágio Pós-Doutoral (2016) pela Universidade do Minho/ Departamento de Engenharia Têxtil, Guimarães, Portugal. Pós-Doutoramento (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design. Doutorado (2003) e Mestrado (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PPG Comunicação e Semiótica. Bacharelado em Educação Artística Arte Educação (1983) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Técnico em Design de Interiores (1979) pela ETE Carlos de Campos. Desde 2010 atua como Professora Assistente Doutora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Design (professora responsável das disciplinas de Oficina Gráfica e Projeto I e III para os cursos de Design Gráfico e Design de Produto) onde participa de diversos conselhos e comissões e atua no Programa de Pós-Graduação em Design (como professora credenciada e orientadora de doutorado e mestrado - responsável pela disciplina Design Contemporâneo). É Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Extensão e Ensino Design Contemporâneo (LabDesign) e Líder do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP). Atuou como professora colaboradora do PPG Artes do Instituto de Artes da UNESP (2013/2014). Parecerista ad hoc de agências brasileiras de fomento à pesquisa. Membro fundador da SBDI (Sociedade Brasileira de Design da Informação), 2002 e da ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda), 2009 onde atuou na gestão, organização de eventos científicos e nas publicações. Foi colaboradora do Coletivo Brasil Design (2011/2014) e da ADG (Associação dos Designers Gráficos) na Comissão de Ensino e outras atividades (1996-2002). Membro de conselhos editoriais e parecerista de periódicos na área de Design e de Moda. Atua nos seguintes temas de interesse e pesquisa: Design Contemporâneo; Teoria e Crítica do Design; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade Arte, Arquitetura, Design e Moda; Design, Corpo, Tecnologias, Metodologias e Processos; Design, Sustentabilidade e Inclusão na Contemporaneidade; Relações Arte/Artesanato/Design/Moda; Ensino e Pesquisa em Design. Foi professora, pesquisadora, coordenadora da área de Design, do Centro de Design e Moda, do Mestrado em Design e Diretora da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi (1991-2009). Atuou no mercado profissional nas áreas de Design de Interiores, de Mobiliário, Gráfico e de Moda (1979-1991).

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

ABREU, Ana Cláudia de; MENEZES, Marizilda dos Santos; MOURA, Mônica Cristina. Luxo x Popular: análise de produtos da coleção Karl Lagerfeld for Riachuelo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 165–182, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12242019165. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13223. Acesso em: 28 mar. 2024.

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