O Cinema Como Criador de Tendências e Fonte de Pesquisa Histórica na Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12252019010

Palavras-chave:

moda, cinema, figurino

Resumo

Apesar de ter surgido na Europa em fins do século XIX, foi nos Estados Unidos que o cinema teve seu maior desenvolvimento e consolidou-se como uma atividade de produção multidisciplinar e seus múltiplos estilos e gêneros tornaram-se objeto de vários estudos. Entre este podemos considerar a influência dos figurinos na constituição de identidades e de gêneros e, ainda, perceber a importância histórica dos figurinos para pesquisa e reconstituição de épocas. Assim, Este artigo propõe a interpretação dos figurinos de filmes musicais, ampliando a classificação proposta por Betton (1987) criando 03 novas categorias: reconstituição de época, figurino contemporâneo e  livre interpretação de época a partir dos filmes Amor, Sublime Amor (1961), Hair (1978) e Os Embalos de Sábado à noite (1977), considerando também que o cinema pode ser fonte de pesquisa histórica dos figurinos como de outros aspectos característicos de uma época, como cenografia, hábitos e costumes de um grupo social.

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Biografia do Autor

Maria Paula Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

mestranda em design UEMG, Graduação em arquitetura, UFMG e extensão em estilismo, UFMG

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design e Representações Sociais e pesquisadora do Centro de Estudos em Design da Imagem.e integrante do Grupo de Pesquisa Presente Y Futuro Del Diseño, da Universidad de Palermo, Argentina. Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É doutora em Geografia (2008) pela UFMG. Avaliadora ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Tem experiência Design e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design e representações sociais envolvendo os processos de consumo, culturas urbanas, audiovisual, design emocional e divulgação científica. Bolsista FAPEMIG.

 

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

GUIMARÃES, Maria Paula; RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição. O Cinema Como Criador de Tendências e Fonte de Pesquisa Histórica na Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 25, p. 10–60, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12252019010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13222. Acesso em: 28 mar. 2024.