Chamada aberta: Dossiê - Aspectos Tecnológicos e Projetuais do Design de Superfície em Produtos de Moda (v.11 n.21*)



O Dossiê número 21* do ModaPalavra e-periódico, organizado pelas Professoras Dra. Evelise Anicet Rüthschilling, Dra. Tatiana Laschuk e Dra. Marina Polidoro, apresenta o tema Aspectos Tecnológicos e Projetuais do Design de Superfície em Produtos de Moda, que propõe a reflexão sobre os processos de criação e projetação em design de superfície, alinhados às tecnologias produtivas para a indústria da moda.

Partindo do princípio de que a tecnologia influencia a criação, impondo limites e provocando desafios, percebe-se como pode impactar diretamente no resultado final do projeto idealizado pelo designer. Assim, considera-se preponderante para o desenvolvimento de projetos em design de superfície voltados à moda, o conhecimento técnico sobre os processos de fabricação e impressão em múltiplos substratos têxteis, que por sua vez compreende tanto a estrutura têxtil como a matéria-prima.

Além do domínio esperado por parte do designer sobre os aspectos, tanto de ordem técnica como projetual, considera-se relevante mencionar as relações entre os atores inseridos na relação entre projeto e impressão, aos quais estão indústrias de transformação da área da moda, bem como os prestadores de serviços na área têxtil. Se por um lado, o conhecimento técnico delimita as possibilidades criativas, por outro, é significativo para uma comunicação eficiente com a indústria e, portanto, para a materialização do projeto.

Nessa direção, buscamos trabalhos que possam aprofundar a discussão de diferentes pontos de vista. Encorajamos pesquisas que tratem da projetação em design de superfície, considerando os aspectos:

  • o processo criativo e técnicas relacionadas a este;
  • o uso de metodologias projetuais adequadas à área do design de superfície;
  • pesquisa inspiracional e estudos de tendência de mercado;
  • atenção às relações entre técnicas analógicas, gestuais e digitais;
  • desenho manual e tecnologias digitais de representação gráfica;
  • a escolha de cores e o uso de harmonias cromáticas.


Além das pesquisas sob a perspectiva projetual, estão as de cunho técnico, relacionadas a:

  • baixa e alta tecnologia de transferência de imagem para substratos têxteis;
  • inovação tecnológica: recursos visuais e táteis;
  • tecnologias contemporâneas de construção de substratos têxteis.

Submissão de artigos: até 30/08/2017
Publicação: janeiro, 2018
Aceitaremos artigos em português e espanhol.

http://www.revistas.udesc.br/public/site/images/rocha1/flyer-dossie201.jpg

Imagem: Aline de S. Rocha (design); Evelise Anicet Rüthschilling (foto).

_

* Editado: O Dossiê "Aspectos Tecnológicos e Projetuais do Design de Superfície em Produtos de Moda" será publicado no vol.11 n.21, e não no v.10 n.20 como anteriormente informado.

SaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSave