A Postura Fenomenológica nas Pesquisas em Educação Matemática

Jamur Andre Venturin, Anderson Afonso da Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivos expressar nossa compreensão de aspectos conceituais de Fenomenologia, e apresentar uma pesquisa realizada com a abordagem fenomenológica. No primeiro movimento, dizemos dos conceitos fenomenológicos que estão se destacando com os estudos realizados em Husserl, Ales Bello e Bicudo, bem como explicitamos nosso entendimento de conceitos fenomenológicos e da atitude fenomenológica do pesquisador no movimento de pesquisa. No segundo movimento, descrevemos aspectos do trabalho de Mocrosky (2010), evidenciando o objeto de pesquisa, a interrogação, a elaboração dos procedimentos metodológicos e a postura fenomenológica assumida pela pesquisadora no movimento de investigação. Por fim, anunciamos campos de possibilidades para pesquisar em Educação Matemática com abordagem fenomenológica e destacamos como está sendo entendida a postura fenomenológica assumida por nós pesquisadores no desenvolvimento de nossas pesquisas de doutorado.


Texto completo:

PDF

Referências


ALES BELLO, A. Introdução à Fenomenologia. Trad. Ir. Jacinta Turolo Garcia e Miguel Mahfoud. Bauru: Edusc, 2006.

BICUDO, M. A. V. Uma leitura de O Primado da Percepção e suas consequências filosóficas. IN: BIUDO, M. A. V; ESPOSITO, V. H. C. (Org.) Joel Martins... um seminário avançado em fenomenologia. São Paulo: Educ, 1997.

BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática segundo uma perspectiva fenomenológica In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Filosofia da Educação Matemática Fenomenologia, Concepções, Possibilidades Didático-Pedagógicas. São Paulo: UNESP, 2010.

BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

DETONI, A. R.; PAULO, R. M. A organização dos dados da pesquisa em cena. In: BICUDO, M. A. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez Editora, 2000. p. 141- 167.

HUSSERL, E. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental: uma Introdução à Filosofia Fenomenológica. Trad. Diogo Falcão Ferrer. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

MOCROSKY, L. F. A presença da ciência, da técnica, da tecnologia e da produção no curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica. 2010. 365 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociência e Ciências Exatas, Universidade do Estado de São Paulo, Rio Claro, SP, 2010. Disponível em: < ttp://goo.gl/wmp975>. Acesso: 29 jun. 2014.

SANTOS, M. R. et al. Pesquisa Fenomenológica e Educação Matemática: possibilidades abertas. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, VII., 2013, Montevideo. Anais... Montevideo: [S. N.], 2013, 7738-7745.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.