A importância da aplicação de jogos matemáticos para alunos da educação básica no projeto Visitas

Thaís Fernanda Pinto, Maria Evelyn Leles Silva, Tatiany Guerci Rosa, Amanda Caroline Freitas, Mariana Queiroz Leal Campos, Jéssica Fernanda Bastos Matta

Resumo


Desde 1997 o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferta atividades destinadas a alunos da Educação Básica com o intuito de divulgar o curso de graduação em Matemática. Diante do sucesso de tais atividades nasce em 1998 o “Projeto Visitas”, que hoje incorpora também em seus objetivos a aproximação dos alunos da rede básica do ensino com essa área do conhecimento, oferecendo a estudantes atividades desenvolvidas por meio de jogos matemáticos. Esse trabalho tem por finalidade apresentar o Projeto Visitas, descrevendo algumas de suas principais atividades.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, I. de. Jogos e recreações matemáticas. Rio de Janeiro: Conquista, 1958.

FIORENTINI, D.; MIORIM M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática -Texto extraído do Boletim da SBEM-SP, n. 7, de julho-agosto de 1990.

GARDNER, M. Matemática: magia e mistério. Lisboa: Gradiva Publicações, 1991.

GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da matemática. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

SABATUCCI, Jorge; MILANÉS, Aniura. Aprendendo matemática no Projeto “Visitas” da UFMG: uma experiência de sucesso. Extramuros, Petrolina-PE, p.59-69, jan./jul. 2013. Disponível em: . Acesso em: 09 de junho de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.