Abordagens no uso de Laptops em aulas de Matemática

Jonas Lobato Vermieiro, Suely Scherer

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo identificar e analisar atividades e abordagens de uso dos laptops educacionais nas aulas dos professores de matemática. Foram analisados dados de atividades de três professores de matemática que atuam em escolas contempladas com o projeto Um Computador por Aluno (UCA) no estado do Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados a partir de questionário, entrevista e observação em sala de aula. Pelos dados analisados identificamos que as atividades com o uso de laptops educacionais em aulas de matemática, na maioria das vezes, foram orientadas por uma abordagem instrucionista, com foco na transmissão da informação.


Texto completo:

PDF

Referências


BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. LEI Nº 12.249. Brasília: Senado, 2010. Disponível em: . Acesso em: 30 Maio de 2013

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto Um Computador por Aluno (UCA): Reunião de Trabalho. Brasília-DF, 07 e 08 de novembro de 2007.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VALENTE, José Armando. Informática na Educação: instrucionista X construcionista. Rio de Janeiro: Educação Pública. 1997. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.