Uma investigação sobre o ensino da Matemática nas primeiras escolas polonesas do Paraná

Rosane Sousa Staniszewski

Resumo


Este artigo é parte dos resultados encontrados na dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná e aborda a introdução do ensino nas escolas pelos imigrantes poloneses no Paraná, mais especificamente em São Mateus do Sul. O recorte abrange desde a colonização dos imigrantes a partir de 1890 até a nacionalização do ensino, quando Getúlio Vargas proibiu as escolas étnicas no Brasil. Poucos documentos escritos foram encontrados, por isso, através de depoimentos coletados conforme pressupostos da História Oral encontramos informações sobre como era o ensino e em particular o ensino da Matemática nesta época. Escolhemos um dos depoimentos da pesquisa que está relacionado aos temas da nacionalização e que desvela alguns dados de como era o ensino da Matemática e as práticas escolares no contexto citado. Pretendemos contribuir dessa maneira para compor mais uma paisagem no cenário da História da Matemática no Brasil

Texto completo:

PDF

Referências


COLODEL, Jair. A. São Mateus na ótica dos cronistas imigrantes: 1890 a 1908. Curitiba: [S.n.], 1986.

DEMBICZ, Andrzej. Polono-Brasileiros. In: SCHR, Z. M.(org.). Polônia e Polono-Brasileiros: história e identidades. Curitiba: Vicentina, 2007. p. 131-158.

GAERTNER, Rosinéte. A Matemática Escolar em Blumenau (SC) no Período de 1889 a 1968: da Neue Deutsche Schule à Fundação Universidade Regional de Blumenau. 248 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

GARDOLINSKI, Edmundo. Escolas da colonização polonesa no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, 1977.

GLUCHOWSKI, Kazimierz. Os poloneses no Brasil: subsídios para o problema da colonização polonesa no Brasil. Tradução de Mariano Kawka. Porto Alegre: Rodycz & Ordakowski Editores, 2005.

JESZCZE POLSKA. Exposição Comemorativa 125 anos da imigração polonesa no Paraná. Banestado/Decos,1996.

KREUTZ, Lúcio. Escolas comunitárias de imigrantes no Brasil: instâncias de coordenação e estruturas de apoio. In: Revista Brasileira de Educação, São Leopoldo, n. 15, p. 159-176, 2000.

RENCK, Valquíria E. Aprendi a falar português na escola! O processo de nacionalização das escolas étnicas polonesas e ucranianas no Paraná. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Curitiba, Curitiba, 2009

WACHOWICZ, Rui C. As escolas da colonização polonesa no Brasil. Curitiba, Champagnat, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.