Matemática e Atividades Lúdicas: Uma Metodologia Diferenciada

Dijalmary Matos Prates Chas

Resumo


Durante as aulas de Matemática nota-se que os alunos encontram dificuldade de assimilar e compreender os conteúdos,sem acesso a materiais concretos ou formas descontraídas e divertidas de apropriar-se dos conceitos. Diante disso, torna-se fundamental sugerir novas propostas metodológicas que estimulem o educando a ser agente transformador do seu próprio conhecimento. Este artigo consiste em uma reflexão sobre a inserção de atividades lúdicas, ligadas ao uso de recursos no ensino da Matemática. O objetivo central é discutir como as atividades alternativas podem promover a motivação para a aprendizagem, desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo, o senso cooperativo, a criatividade, a autoconfiança, a organização, o relacionamento em equipe e principalmente, transformar o ensino da Matemática em momentos divertidos e atrativos. Ao pensar sobre isso, pretende-se demonstrar como atividades diferenciadas podem contribuir para a construção do conhecimento de maneira concreta e interessante. 


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