O USO DE TECNOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Carolina Soares Bueno, Luciane Mulazani dos Santos

Resumo


O presente artigo apresenta as concepções do uso da tecnologia para o ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando os benefícios do seu uso e o papel do professor alfabetizador. As tecnologias dentro da sala de aula podem proporcionar, não só para as crianças pequenas, formas diferentes e prazerosas de interação e de aprendizado. Considerando que todos vivemos em um meio tecnológico, é que se faz necessária a utilização desses recursos desde os anos iniciais. Buscando potencializar o seu uso, é preciso preparar os professores e dar oportunidades para as mudanças que a tecnologia pode trazer para as suas metodologias de ensino. Considera-se o professor alfabetizador como o principal mediador entre os conhecimentos matemáticos e os alunos, e também um dos grandes responsáveis por possíveis transformações tanto na escola, como na sociedade. Ainda, destaca-se neste trabalho, o desafio da alfabetização matemática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.