Ações/aportes do projeto Visitas no aprimoramento da formação de professores

Fernando Henrique Lima, Franciane Mayla Souza, Flaviane de Almeida Rocha, Rúbia Karoline Aparecida Vieira

Resumo


Em 1997, o departamento de Matemática da UFMG começou a organizar atividades para alunos do Ensino Médio com o objetivo de divulgar o curso de Matemática. Com o sucesso dessas atividades, em 1998, a partir do financiamento da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, é criado o Projeto Visitas. Desde então, o projeto funciona com a finalidade de criar nos alunos do Ensino Médio e Fundamental um gosto pela matemática, ou pelo menos fazer com que eles enxerguem a disciplina com um pouco mais de motivação. Para isso, os professores agendam uma visita ao laboratório do projeto e os monitores aplicam jogos matemáticos aos alunos. Em 2010 o projeto sofreu uma expansão e passou a ser dedicado também aos professores da Educação Básica e alunos de licenciatura em Matemática. O projeto hoje oferece diversas atividades que objetivam o aprimoramento da formação de professores. As atividades são palestras, minicursos, conferências e oficinas. Nesse trabalho falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas ações e mostraremos a importância dela para os professores e futuros professores.


Texto completo:

PDF

Referências


GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino- aprendizagem da matemática. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

SABATUCCI, Jorge; MILANÉS, Aniura. Aprendendo matemática no projeto “Visitas” da UFMG: uma experiência de sucesso. Extramuros, Petrolina-PE, v. 1, n. 1, p. 59-69, jan./jul. 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 de junho de 2014.

SOUZA, E. N. A Matemática nos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: Uma Construção de Aprendizagem. 2012. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Lins, São Paulo, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.