A compra das passagens aéreas: Fazendo e propondo modelagem matemática

Débora Eloísa Nass Kieckhoefel, Marília Zabel, Franciele Taís de Oliveira

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto de modelagem desenvolvido durante uma disciplina de Modelagem Matemática ofertada num curso de Pós-Graduação em Educação Matemática, bem como propor desdobramentos desse projeto de modo que o mesmo possa ser aplicado no ensino básico. O projeto teve como tema central a variação dos preços das passagens aéreas, no qual se buscou identificar o melhor dia para compra da passagem antecipada. Para isso, acompanhamos, no período de um mês, o valor das tarifas da empresa Azul Linhas Aéreas nos trechos de Campinas-Joinville e Campinas-Cascavel para datas e horários preestabelecidos. A partir da coleta dos dados, construímos gráficos e tabelas, buscando descrever um padrão para a variação encontrada. Ao final pensamos em como esse projeto poderia ser desenvolvido no ensino básico, apresentando uma proposta que se baseia numa prática comum de algumas escolas, a viagem de formatura. Por fim, entendemos que a Modelagem Matemática, vista como abordagem pedagógica, pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática, instigando e motivando os alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA; L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

BURAK, D. . Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: I EPEM-Encontro Paranaense da Modelagem Na Educação Matemática, 2004, Londrina. Anais do I EPMEM, 2004.

FLEURY, P. L. Estudo sobre estratégias de negócio de empresas de transporte aéreo para atender o mercado de baixa renda: Estudo de caso. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MALHEIROS, A. P. S. Algumas interseções entre projetos e modelagem no contexto da Educação Matemática. Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática. V. 13, N. 1, 2011.

MALHEIROS, A. P. S. Educação Matemática online: a elaboração de projetos de

Modelagem Matemática. 2008. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Instituto de

Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio

Claro/SP, 2008.

MORAIS, L. G. A. Yield management nos hotéis do Rio de Janeiro : levantamento e análise. 2002. Dissertação (Mestrado) Departamento de Engenharia Industrial, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.